Comitê de Ética / Pesquisa

Para submeter seu projeto de pesquisa é necessário seguir as seguintes orientações:

• Pesquisadores externos, discentes e docentes, que estão realizando ou orientando curso de graduação ou pós graduação em Instituições de Ensino (público em geral e servidores da PMC/SMS) e pesquisadores interessados em utilizar a PMC/SMS como campo de pesquisas com seres humanos deverão:
  1. Inicialmente realizar cadastro do projeto de pesquisa na Plataforma Brasil e vincular o Comitê da Instituição de Ensino como Instituição Proponente para análise e aprovação quanto à ética e vincular a Prefeitura Municipal de Curitiba como Instituição Coparticipante para análise de viabilidade de campo de pesquisa.
  2. O pesquisador deverá inserir na Plataforma Brasil todos os documentos exigidos pelo CEP/SMS antes da análise da Instituição Proponente.
  3.  O CEP da SMS receberá o projeto pela Plataforma Brasil, após apreciação do CEP da Instituição Proponente, para análise de viabilidade da pesquisa e emitirá parecer de Coparticipante.
  • Servidores da Secretaria Municipal da Saúde de Curitiba e outros pesquisadores sem vinculo institucionais, que desejam realizar pesquisas independentes, ou seja, não vinculadas à graduação ou pós- graduação, deverão inicialmente cadastrar o projeto de pesquisa na Plataforma Brasil e vincular o Comitê de Ética da Prefeitura Municipal de Curitiba como Instituição Proponente para análise e aprovação quanto à ética e viabilidade de campo de pesquisa.

Para submeter seu projeto de pesquisa é necessário seguir as orientações baixo:

1- Pesquisadores que estão realizando curso de graduação ou pós-graduação nas Instituições de Ensino (servidores da SMS e público em geral) e pesquisadores interessados em utilizar o campo de trabalho da SMS Curitiba para desenvolvimento de monografias, dissertações, teses e demais pesquisas envolvendo seres humanos, deverão inicialmente realizar o cadastro do projeto de pesquisa na Plataforma Brasil e vincular o Comitê da Instituição de Ensino como Instituição Proponente para análise e aprovação quanto à ética e vincular a Prefeitura Municipal de Curitiba como Instituição Coparticipante para análise e aprovação quanto à viabilidade de campo de pesquisa.
O pesquisador deverá inserir na Plataforma Brasil todos os documentos exigidos pelo CEP/SMS antes da análise do Comitê do Ética proponente.
Após a aprovação no CEP da Instituição Proponente, a SMS Curitiba receberá o projeto pela Plataforma para análise quanto à viabilidade e emitirá parecer de Coparticipante.

2- Servidores da Secretaria Municipal da Saúde de Curitiba que desejam realizar pesquisa não vinculada à graduação ou pós-graduação deverão inicialmente realizar o cadastro do projeto de pesquisa na Plataforma Brasil e vincular o Comitê da Prefeitura Municipal de Curitiba como Instituição Proponente para análise e aprovação quanto à ética e viabilidade de campo de pesquisa.

As Reuniões Ordinárias do Comitê de Ética em Pesquisa da SMS ocorrem mensalmente.

Calendário de Reuniões 2024 do CEP/SMS

Como vincular a Instituição Prefeitura em seu Projeto na Plataforma Brasil-2021

Linhas de Pesquisa prioritárias para SMS/CEP - 2023 - 2024

Declaração de ausência de conflitos de interesse -2021

Declaração de Ciência de Interesse de Campo de Pesquisa - 2021

Fluxo para encaminhamentos de solicitações de projetos de pesquisa - 2021

Declaração de ausência de custos - 2021

Requerimento de Apreciação de Projetos de Pesquisa no CEP - SMS Curitiba - 2021

Roteiro para elaboração de relatório final - 2021

Solicitação de dispensa do termo de consentimento livre e esclarecido - 2021

Termo de confidencialidade de uso de dados - 2021

Termo de consentimento livre e esclarecido (TCLE) - 2021

Termo de uso de Imagens e voz - 2021

Composição do Comitê de Ética em Pesquisa:

Portaria 101/2021 - Designa membros para Comitê Ética em Pesquisa

Regimento Interno do CEP - março 2019

Ata das reuniões do Comitê de Ética em Pesquisa:

•  2023:
  •  2022:
  •  2021:

Maiores esclarecimentos entrar em contato por email: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. ou pelo telefone: 3360-4961 - Endereço: Rua Francisco Torres, n° 830, Centro, Curitiba, Pr - CEP 80.060-130 horário de funcionamento: 13h30min às 17h.