Pesquisas

 

A Secretaria Municipal da Saúde de Curitiba, oferece campo de pesquisa, para pesquisadores das Instituições de Ensino conveniadas, e para servidores que desejam realizá-las como instrumento de produção de conhecimento e/ou disseminação de práticas realizadas nos ambientes de serviço.

Com a finalidade de atender às diretrizes e normas regulamentadoras contidas na Resolução n.º 466/2012 do Conselho Nacional de Saúde/MS e posteriores, sobre Pesquisa Envolvendo Seres Humanos, a Secretaria Municipal da Saúde de Curitiba mantem o seu Comitê de Ética em Pesquisa (CEP/SMS), que analisa todas as solicitações de apreciação ética ou concessão de campo de pesquisa na sua rede de serviços.

De acordo com Carta Circular nº226/2016 enviada pela CONEP à todos os CEPs referente a validação na Plataforma Brasil de estudos com tramitação em papel, informamos que para realizar pesquisas na SMS Curitiba, tanto para análise de ética e viabilidade, quanto para análise de viabilidade de campo de pesquisa, é necessário realizar a vinculação da Prefeitura Municipal de Curitiba como Instituição Proponente (ética e viabilidade) ou Coparticipante (viabilidade de campo) na Plataforma Brasil no momento do cadastro do projeto.

Para submeter seu projeto de pesquisa é necessário seguir as orientações baixo:

1- Pesquisadores que estão realizando curso de graduação ou pós-graduação nas Instituições de Ensino (servidores da SMS e público em geral) e pesquisadores interessados em utilizar o campo de trabalho da SMS Curitiba para desenvolvimento de monografias, dissertações, teses e demais pesquisas envolvendo seres humanos, deverão inicialmente realizar o cadastro do projeto de pesquisa na Plataforma Brasil e vincular o Comitê da Instituição de Ensino como Instituição Proponente para análise e aprovação quanto à ética e vincular a Prefeitura Municipal de Curitiba como Instituição Coparticipante para análise e aprovação quanto à viabilidade de campo de pesquisa.
Após a aprovação no CEP da Instituição Proponente, a SMS Curitiba receberá o projeto pela Plataforma para análise quanto à viabilidade e será emitido pelo CEP/SMS declaração de Coparticipante. 

Maiores informações: Como vincular a Prefeitura na Plataforma Brasil

Orientações para solicitação de parecer de viabilidade de campo de pesquisa 2017

2- Servidores da Secretaria Municipal da Saúde de Curitiba que desejam realizar pesquisa não vinculada à graduação ou pós-graduação deverão inicialmente realizar o cadastro do projeto de pesquisa na Plataforma Brasil e vincular o Comitê da Prefeitura Municipal de Curitiba como Instituição Proponente para análise e aprovação quanto à ética e viabilidade de campo de pesquisa.

Orientações para solicitação de parecer de ética e viabilidade 2017

Requerimento para Apreciação de Projetos de Pesquisa no CEP - SMS Curitiba

Calendário de Reuniões do CEP - SMS e entrega de documentos 2017

Divulgação das linhas de pesquisa prioritárias CEP - CES 2015

 As Reuniões Ordinárias do Comitê de Ética em Pesquisa da SMS ocorrem mensalmente.

Para maiores esclarecimentos entrar em contato por email: 

O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. ou pelo telefone: 3360-4961
Endereço: Rua Atilio Bório, n° 680, Bairro Cristo Rei, Curitiba, Pr - CEP 80.050-250

 Composição do Comitê de Ética em Pesquisa:

Membros do CEP - SMS: Portaria 61 - 20/04/2017

Regimento Interno do CEP - 19/10/2016

Ata das reuniões do Comitê de Ética em Pesquisa: