Pesquisas

 

A Secretaria Municipal da Saúde de Curitiba, oferece campo de pesquisa, para pesquisadores das Instituições de Ensino conveniadas, e para servidores que desejam realizá-las como instrumento de produção de conhecimento e/ou disseminação de práticas realizadas nos ambientes de serviço.

Com a finalidade de atender às diretrizes e normas regulamentadoras contidas na Resolução n.º 466/2012 do Conselho Nacional de Saúde/MS e posteriores, sobre Pesquisa Envolvendo Seres Humanos, a Secretaria Municipal da Saúde de Curitiba mantem o seu Comitê de Ética em Pesquisa (CEP/SMS), que analisa todas as solicitações de apreciação ética ou concessão de campo de pesquisa na sua rede de serviços.

De acordo com Carta Circular nº226/2016 enviada pela CONEP à todos os CEPs referente a validação na Plataforma Brasil de estudos com tramitação em papel, informamos que para realizar pesquisas na SMS Curitiba, tanto para análise de ética e viabilidade, quanto para análise de viabilidade de campo de pesquisa, é necessário realizar a vinculação da Prefeitura Municipal de Curitiba como Instituição Proponente (ética e viabilidade) ou Coparticipante (viabilidade de campo) na Plataforma Brasil no momento do cadastro do projeto.

Para submeter seu projeto de pesquisa é necessário seguir as orientações baixo:

1- Pesquisadores que estão realizando curso de graduação ou pós-graduação nas Instituições de Ensino (servidores da SMS e público em geral) e pesquisadores interessados em utilizar o campo de trabalho da SMS Curitiba para desenvolvimento de monografias, dissertações, teses e demais pesquisas envolvendo seres humanos, deverão inicialmente realizar o cadastro do projeto de pesquisa na Plataforma Brasil e vincular o Comitê da Instituição de Ensino como Instituição Proponente para análise e aprovação quanto à ética e vincular a Prefeitura Municipal de Curitiba como Instituição Coparticipante para análise e aprovação quanto à viabilidade de campo de pesquisa.
Após a aprovação no CEP da Instituição Proponente, a SMS Curitiba receberá o projeto pela Plataforma para análise quanto à viabilidade e será emitido pelo CEP/SMS declaração de Coparticipante. 

Maiores informações: Como vincular a Prefeitura na Plataforma Brasil

Orientações para solicitação de parecer de viabilidade de campo de pesquisa 2017

2- Servidores da Secretaria Municipal da Saúde de Curitiba que desejam realizar pesquisa não vinculada à graduação ou pós-graduação deverão inicialmente realizar o cadastro do projeto de pesquisa na Plataforma Brasil e vincular o Comitê da Prefeitura Municipal de Curitiba como Instituição Proponente para análise e aprovação quanto à ética e viabilidade de campo de pesquisa.

Orientações para solicitação de parecer de ética e viabilidade 2017

Requerimento para Apreciação de Projetos de Pesquisa no CEP - SMS Curitiba

Declaração de Ciência de Campo de Pesquisa

 Modelo de declaração de ausência de custos 2017

Termo de confidencialidade de uso de dados 2017

Roteiro para elaboração de relatório final 2017

Calendário de Reuniões do CEP - SMS e entrega de documentos 2017

Linhas de Pesquisa prioritárias para SMS/CEP - CES 2015

Linhas de Pesquisa prioritárias para SMS/CEP - CES 2017-2018

 As Reuniões Ordinárias do Comitê de Ética em Pesquisa da SMS ocorrem mensalmente.

Para maiores esclarecimentos entrar em contato por email: 

O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. ou pelo telefone: 3360-4961
Endereço: Rua Atilio Bório, n° 680, Bairro Cristo Rei, Curitiba, Pr - CEP 80.050-250

 Composição do Comitê de Ética em Pesquisa:

Membros do CEP - SMS: Portaria 61 - 20/04/2017

Regimento Interno do CEP - 19/10/2016

Ata das reuniões do Comitê de Ética em Pesquisa: