Estratégia de Agentes Comunitários de Saúde - ACS

Desde 1999 as Unidades Básicas de Saúde de Curitiba, contam, com os Agentes Comunitários de Saúde (ACS), que são moradores da própria área de abrangência da Unidade Básica de Saúde em que desenvolvem as atividades e contratados após participarem de teste seletivo, trabalhando em conjunto com a equipe de Saúde.

 Este profissional tem a função de criar um “elo” entre a comunidade e os serviços de saúde, pois sendo uma pessoa da própria comunidade, portanto identificado com seus valores e costumes, passou a contribuir significativamente no resgate e na valorização do saber popular.

Entre as atividades desenvolvidas pelos ACS, destacamos o acompanhamento das gestantes, hipertensos, diabéticos, crianças, em especial os menores de um ano de idade, o monitoramento da  situação vacinal, prevenção e acompanhamento de agravos, como por exemplo, a tuberculose e hanseníase.

 A identificação dos ACS com as comunidades faz com que o vínculo entre a equipe e os moradores fique mais estreito, possibilitando uma maior otimização das ações em saúde.

Para a qualificação do trabalho do ACS a Secretaria Municipal de Saúde desenvolve uma série de capacitações nas diversas áreas, além de disponibilizar curso de formação inicial com 440 horas, em parceria com o Centro Formador de Recursos Humanos Caetano Munhoz da Rocha da  Secretaria Estadual de Saúde.

Atualmente Curitiba conta com 1.026 Agentes Comunitários de Saúde, atuando em todas as Unidades Básicas de Saúde.