Linhas Essenciais de Conduta

Uma ferramenta prática e acessível para auxiliar a tomada de decisões dos profissionais de saúde e auxiliar a organização dos processos de trabalho e disponibilização dos insumos necessários é a organização das linhas essenciais de conduta de um serviço.

Estes documentos servem como uma referência para o raciocínio clínico, ajudando a determinar o alcance e os limites dos serviços, pontuando necessidades e normatizando as condutas mínimas.

Linhas essenciais de conduta não são protocolos e nem leis de prática, mas instrumentos, ferramentas que auxiliam o gestor a oferecer as medidas necessárias, os profissionais a saberem as medidas essenciais que devem ser tomadas e os pacientes a terem seu cuidado mínimo assegurado.

O Departamento de Atenção Primária, por meio da coordenação da carteira de serviços está disponibilizando linhas essenciais de conduta para os profissionais que atuam na APS de Curitiba.

Os documentos estarão em permanente atualização e novos temas serão acrescentados de acordo com a prioridade e disponibilidade.


Se você tem alguma sugestão de tema ou percebeu alguma correção necessária, envie um email para O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. .

Atendimento da Anafilaxia

Doença Renal Crônica na Atenção Primária em Saúde

Cefaleia

Epilepsia

Tontura e Vertigem

Febre em crianças

Desidratação - Vômitos e diarreia em crianças menores de 5 anos

Infecção Urinária em Crianças 

Convulsão em Crianças

Pré Natal - Queixas urinárias

Pré-Natal - Sifilis: abordagem, diagnóstico e manejo na APS

Doenças Hipertensivas na Gestação

Doenças Exantemáticas em Adultos - atualizado em 05.04.2016