Fisioterapia

logo fisio

Com a inclusão da Fisioterapia na Atenção Básica em Curitiba, a partir de dezembro de 2001, as ações fisioterapêuticas desenvolvidas, junto à equipe multiprofissional, estão voltadas para a busca da promoção de saúde, da prevenção de agravos e do tratamento de doenças, objetivando o máximo de capacidade e independência funcional possível do usuário dentro da comunidade.

O usuário do SUS/Curitiba tem acesso à Fisioterapia através das consultas nas Unidades Básicas de Saúde, das visitas domiciliares ou em atividades coletivas.
Nas consultas, o usuário pode ser encaminhado às clínicas prestadoras, receber orientações de autocuidado e ser acompanhado na própria Unidade ou ser encaminhado para as atividades coletivas realizadas pelo fisioterapeuta ou outro grupo das Unidades Básicas de Saúde.

As visitas domiciliares são realizadas para usuários acamados e/ou asilados em domicílio com solicitação médica tendo o objetivo de orientação fisioterapêutica ao usuário e/ou cuidador ou para atender ao Programa de Oxigenoterapia Domiciliar Prolongada.

São realizadas, também, diversas atividades programadas de cinesioterapia coletiva para a promoção da saúde, prevenção de doenças ou reabilitação. Onde são utilizados espaços da comunidade, Ruas da Cidadania e Espaço Saúde de algumas Unidades de Saúde.

Atualmente, a SMS de Curitiba conta com profissionais fisioterapeutas atuando junto às equipes das Unidades Básicas de Saúde, compondo as equipes dos Núcleos de Apoio a Atenção Primária à Saúde – NAAPS,  nas Escolas Municipais de Educação Especial, no  Centro de Controle, Avaliação e Auditoria, no  Centro de Informação em Saúde e no Centro de Saúde Ambiental

 

  logo fisioterapiaFaça o download do Manual de Fisioterapia no formato pdf clicando aqui.

 

         Faça o download de Folhetos e Livretos no formato pdf: