Laboratório Municipal

Laboratório Municipal de CuritibaÉ um setor de apoio diagnóstico à atuação clínica dos profissionais de saúde para que o atendimento ao usuário seja resolutivo, cada vez mais próximo da porta de entrada do sistema de serviços de saúde. Além da realização de exames para diagnóstico de doenças, é um grande processador de dados imprescindíveis para o gerenciamento de ações- muitas vezes, estratégicas- em saúde pública.


Atualmente realiza cerca de 150.000 exames por mês.

São oferecidos 127 diferentes tipos de exames, nos setores de Bioquímica, Parasitologia, Hematologia, Imunologia, Sorologia, Microbiologia, Urinálise e Biologia Molecular.

Conta com uma equipe de 103 colaboradores.

Para atender ao princípio da facilidade de acesso do usuário, a coleta da grande maioria dos exames é descentralizada, sendo feita nas Unidades de Saúde ( porta de entrada do SUS). Já o processamento é centralizado no Laboratório Municipal.

Os resultados são disponibilizados através de um sistema informatizado em que os computadores das Unidades de Saúde estão interligados com os do Laboratório Municipal. O laudo fica disponível “on line” nesta rede que, inclusive, conta com outras informações como o histórico de exames do usuário.

O amplo universo de demanda alcançada pela centralização do processamento de exames permitiu ganhos de escala e economia, além da otimização de recursos humanos, materiais e equipamentos, introdução de tecnologias de ponta nos setores técnicos como também a integração do sistema do laboratório com o Cartão SUS das Unidades de Saúde.

A implementação de novas tecnologias nos processos de trabalho do Laboratório Municipal, dentre as quais destacam-se o s interfaceamentos dos equipamentos com o sistema informatizado e a utilização do código de barras, vem aumentando a eficiência e resolubilidade do serviço.

O Laboratório Municipal de Curitiba, apesar de ser um órgão público e etender somente pelo SUS, está em igualdade de condições com os grandes laboratórios do país.