Capacitação para conselheiros dos Distritos Cajuru, Matriz e Portão será nos dias 10 e 11 de abril

Os conselheiros dos Distritos Sanitários Cajuru, Matriz e Portão devem participar do primeiro módulo da capacitação 2017 nos dias 10 e 11 de abril. A capacitação será realizada na sede do Centro de Educação em Saúde (CES), localizado na rua Atílio Bório, 680, Cristo Rei. O horário será das 18h às 22h (nos dois dias).

O Conselho Municipal de Saúde de Curitiba (CMS) iniciou no mês de março as capacitações de conselheiros de 2017. Nos dias 24 e 25 de março foi realizado o 1º módulo da capacitação para aqueles que não tiveram a oportunidade de participar da mesma nos anos de 2015 e 2016. Este módulo foi realizado com os segmentos Usuário, Trabalhador e Gestor, no Centro de Educação em Saúde da Secretaria Municipal da Saúde de Curitiba (SMS) e envolveu os Distritos Pinheirinho, Tatuquara, Boa Vista, Santa Felicidade, Bairro Novo e Boqueirão. Cerca de 30 conselheiros de Curitiba participaram desta etapa. Agora é a vez dos conselheiros dos Distritos Portão, Matriz e Cajuru.

Durante as capacitações, o facilitador procura levar informações sobre controle social, direitos e deveres do conselheiro, sobre o funcionamento e as atribuições dos conselhos (nacional, estaduais, municipais, distritais e locais), sobre algumas leis importantes para o controle social, bem como sobre os princípios fundamentais do Sistema Único de Saúde (SUS) e o funcionamento das Conferências, fundamentais para o processo democrático do controle social. No mês de março, a facilitadora foi a conselheira Mariângela de Assis Gomes Fortes, representante da Comissão de Comunicação e Educação Permanente do CMS.

Júlio Huincho, da Unidade de Saúde Tingui (Distrito Boa Vista), disse que a capacitação é muito proveitosa, pois é a primeira vez que ele está atuando como conselheiro em Curitiba. “Eu não conhecia em detalhes o funcionamento de todas as instâncias de um Conselho Municipal, e nem o Regimento Interno dos Conselhos Locais. Com a capacitação eu tive a oportunidade de passar a conhecer todo este funcionamento e saber o que devo buscar para aprender mais”, contou ele. Durante a capacitação, o facilitador procura detalhar o Regimento, pois é ele que norteia todas as ações dos conselheiros locais. “E entendi também a importância das Conferências de Saúde, que acontecem de quatro em quatro anos”, observou Júlio.

Módulos

O 1º módulo das capacitações foi realizado em todos os Distritos Sanitários de Curitiba, nos anos de 2015 e 2016. O método utilizado é o da Andragogia, que estimula a participação ativa de todos os conselheiros reunidos. Neste método, o facilitador está disponível para tirar dúvidas, esclarecer questões e mediar o debate, mas são os conselheiros que ficam livres para comentar, trocar ideias e fazer perguntas. Curitiba tem hoje 10 Distritos Sanitários, com 110 Unidades de Saúde. São realizadas reuniões de Conselhos Locais e Distritais, abertas à comunidade. Os conselheiro de saúde podem pertencer a qualquer dos segmentos que compõem os Conselhos de Saúde: gestores, prestadores de serviço, trabalhadores ou usuários do sistema. O conselheiro precisa pertencer a alguma entidade, da qual será representante no seu conselho.

Veja abaixo um quadro com a previsão das capacitações para este ano:

23 e 24 de março (primeira turma)

10 e 11 de abril (segunda turma)

1º Módulo para conselheiros que ainda não participaram da capacitação, dos segmentos Usuário, Trabalhador e Gestor

Maio e junho (dias a definir)

Capacitação de novos facilitadores

Julho (dias a definir)

Início do 2º Módulo da capacitação para os conselheiros dos segmentos Usuário, Trabalhador e Gestor

Mais informações no Conselho Municipal de Saúde de Curitiba, pelo telefone 41-3350-9349.