Vigília da Aids celebra a vida

A Comissão de Vigilância em Saúde DST/Aids do Conselho Municipal de Saúde de Curitiba (CMS) realizou durante toda esta sexta-feira, 19 de maio, na Boca Maldita, em Curitiba, a Vigília da Aids. A data é celebrada todos os anos no terceiro domingo de maio para lembrar das pessoas que faleceram por conta da doença. A Comissão optou por realizar o evento na sexta-feira devido ao movimento na Boca Maldita.

Durante todo o evento foram realizadas atividades de orientação sobre a doença e distribuição de preservativos masculinos e femininos. Testes de fluido oral – com resultado na hora – também foram disponibilizados. Entidades de diversos setores ligados à prevenção e orientação sobre a doença participaram da Vigília.

L.A., de 54 anos, passava pela Boca Maldita quando percebeu que os exames estavam sendo ofertados. Parou para fazer e parabenizou a ação. “Acredito que não tenho a doença, mas acho importante confirmar e se prevenir”, disse ele. V.P., de 62 anos, também ressaltou a prevenção. “Tem doenças que nos pegam de surpresa, não podemos evitar. Mas a aids dá para evitar, por isso tem que se prevenir”, comentou.

A coordenadora da Comissão de Vigilância em Saúde DST/Aids do CMS, Sandra Dolores de Lima disse que a Vigília é um ato para celebrar a vida. “Fica as saudades dos que se foram, mas é preciso lembrar da evolução na medicação e a qualidade de vida que é possível hoje”, analisa Sandra. Para ela, a Vigília é também para lembrar da importância de se fazer o diagnóstico precoce. “A maior parte das pessoas que falece por conta da aids teve o diagnóstico tardio. Lembramos de quem morreu, mas não é um dia de tristeza, é um dia de celebrar a vida”, observou.

A coordenadora do Distrito Sanitário Matriz, Tereza Kindra, ressaltou a importância do diagnóstico precoce. “Lembramos da importância da prevenção, dos exames e do tratamento adequado. Precisamos reafirmar essa reflexão”, afirmou. A conselheira Maria Lucia Gomes, que representou o CMS no evento, parabenizou todas as entidades que se envolvem com a Comissão e também com a Vigília. “O comprometimento dessas ONGs deve ser reforçado aqui”, ressaltou.

Um grupo do Centro de Prevenção e Recuperação O Caminho, a Verdade e a Vida (Precavvida), entidade que atende dependentes de drogas, fez uma apresentação musical na Vigília.

Para a coordenadora do setor de Epidemiologia da Secretaria Municipal da Saúde de Curitiba, Liza Rosso, a Vigília da Aids é um momento de reflexão pelas pessoas que faleceram, mas também um momento de orientação à população. “Hoje nós vestimos a camisa da prevenção, do diagnóstico precoce e também da diminuição da transmissão”, avalia.

AIDS E HIV EM CURITIBA

De acordo com o Boletim de Epidemiologia de HIV – Aids da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), em 2015 foram registrados 116 óbitos por conta da aids em Curitiba. Número que reduziu, pois em 2014 foram 145. Também em 2015, o Boletim apontou 328 casos de aids e 871 pessoas portadoras de HIV.

Desde 1984 (ano que foram notificados os primeiros casos da doença em Curitiba) foram registrados 15.909 casos de aids e de portadores de HIV na cidade. Desde 1985, foram 3.565 óbitos.

Liza Rosso avalia que a quantidade de óbitos vem reduzindo porque está se trabalhando para cada vez mais melhorar a assistência já na Atenção Básica em saúde. Ou seja, os pacientes com o vírus têm detectado isso precocemente, o que possibilita com que a terapia seja iniciada o mais rápido possível. “Temos hoje uma melhor adesão e diagnóstico já na ponta, pois os infectologistas já atendem na Atenção Básica”, comenta.

EXAMES

Todas as unidades básicas de saúde realizam os testes convencionais de HIV, que ficam prontos em até três dias. O teste rápido, que dá o resultado em até 30 minutos, pode ser feito no Centro de Orientação e Aconselhamento (COA), no bairro São Francisco (Rua do Rosário, 144, 6º andar.). O Projeto A Hora é Agora – Testar nos Deixa mais Fortes disponibiliza um trailer onde são realizados exames de sangue na hora. O trailer fica estacionado na Boca Maldita nas sextas-feiras e sábados, das 17h às 21h. A plataforma virtual (e-Testing) www.ahoraeagora.org possibilita que os interessados recebam em caso o teste de fluido oral.

veja fotos do evento na nossa página no Facebook ou na próxima edição do Jornal do Conselho! https://www.facebook.com/conselhodesaudedecuritiba/?ref=bookmarks

“Manter o foco na aids é lutar pelo acesso ao tratamento e à prevenção; é superar o preconceito contra quem vive com HIV, pois discriminação também mata; é ficar indignado com mortes que poderiam ser evitadas; é procurar o serviço e fazer o teste de HIV.” (Pastoral da Aids)