Após 20 anos, advogado para de fumar com apoio da Unidade de Saúde

tabagismo-ouvidor

Foram 20 anos de cigarro em punho. O primeiro trago foi aos 15 anos e agora, aos 35, o advogado Jader Antonio Pereira encontrou determinação e apoio para deixar o tabagismo com o grupo do Programa de Controle do Tabagismo da Unidade de Saúde Ouvidor Pardinho, no Rebouças.

Assim, está há seis meses sem fumar como participante do programa da Secretaria Municipal da Saúde que oferece, gratuitamente, o suporte para quem quer orientações para permanecer sem fumar.

“Com o programa, passei a ver meu hábito de outro modo. O que me mantém longe do cigarro é saber que eu estava usando uma droga”, diz Pereira. Quando começou a fumar, ainda não existiam leis que proibiam o tabagismo em locais fechados e fumar, para Pereira adolescente, exibir o cigarro era uma atitude transgressora.

“Nos últimos anos, comecei a sentir um cansaço mental em fumar, já não tinha a mesma liberdade e resolvi que era hora de parar. Com apoio, descobri outros caminhos de satisfação e conhecimento no lugar do tabagismo”, conta.

Além das reuniões no grupo, o advogado procurou leituras sobre os males do tabagismo no organismo. “Desde o primeiro dia sem fumar, sinto uma felicidade de vencer esse desafio”, conta.

A coordenadora do grupo de Controle do Tabagismo da Unidade de Saúde Ouvidor Pardinho, Eliane Marcon Fortes, destaca que o maior desafio para os que procuram o serviço é manter-se no programa após os primeiros meses.

“Queremos que os participantes entendam que o cigarro é um vício e não estamos falando de cura”, explica. “Não falamos em ‘ex-fumante’, mas em ‘fumante em abstinência’”, complementa.

Serviço

Os grupos de controle do tabagismo são parte do Programa Escute o Seu Coração e são ofertados nas Unidades de Saúde de Curitiba, conforme a demanda da população. A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) tem investido para a expansão do serviço e atualmente são 56 grupos em funcionamento.

O fumante interessado em frequentar os Grupos de Controle do Tabagismo deve procurar a Unidade de Saúde mais próxima de casa para indicação do grupo que vai integrar. Após uma avaliação individual, será convidado a participar dos encontros coletivos.

Nesses encontros, são abordados temas como comportamentos, pensamentos e sentimentos dos participantes que são obstáculos para permanecerem sem o cigarro.

“Incentivar o máximo de pessoas a parar de fumar é fundamental porque o tabagismo é responsável por uma série de doenças crônicas que podem ser evitadas”, ressalta a coordenadora do Programa do Controle do Tabagismo da Secretaria Municipal da Saúde, Liliane Sabbag.

“Queremos ofertar apoio para que o fumante deixe o cigarro, encontre qualidade de vida para si, seus familiares e para a saúde coletiva”, completa.

Escute o seu coração

O Programa Escute o seu Coração foi lançado em maio de 2018 pela Prefeitura de Curitiba, com o objetivo de cuidar do coração dos curitibanos, estimulando estilos de vida saudáveis, a promoção da saúde e a prevenção de doenças cardiovasculares. O programa também estimula a melhoria de protocolos na atenção ambulatorial básica e especializada, da assistência na urgência e emergência.

O programa tem um portal, o www.curitiba.pr.gov.br/escuteseucoracao, em que os visitantes podem testar comportamentos e identificar o que precisa ou não ser mudado e informar-se sobre um estilo de vida mais saudável. Um dos testes é dos riscos do tabagismo na sua rotina e pode ser feito aqui.

OS 10 MANDAMENTOS DO CORAÇÃO SAUDÁVEL
1. Evite o cigarro