Caderno de Berçário é lançado no aniversário do programa

mama-nene

Os 12 anos do programa Mama Nenê, que incentiva e possibilita o aleitamento materno em equipamentos públicos, foi comemorado nesta quarta-feira (13/3) no Centro Universitário UniDomBosco, no Parolin.

O encontro marcou o lançamento do Caderno Educação e Saúde: Orientações para o Trabalho nos Berçários e serviu para a entrega de certificados a 219 unidades de educação infantil que atingiram os dez passos propostos pelo programa. Também houve menções honrosas para pedagogas, professores, lactarias e agentes administrativas envolvidas no programa.

Desde o lançamento, em 2007, o Mama Nenê - desenvolvido em parceria pelas secretarias municipais da Educação e da Saúde - já beneficiou mais de seis mil crianças e suas famílias. Pelo programa, as mães têm nos Centros Municipai de Educação Infantil (CMEIs) e nos Centro de Educação Infantil (CEIs) contratados pela Prefeitura um local reservado para amamentar os filhos ou retirar o leite.

Outros espaços públicos, como escolas municipais, unidades de saúde, Ruas da Cidadania e a Secretaria Municipal da Educação mantém espaços do Mama Nenê. “Esse é um dia para falar da vida, da sua essência, do aconchego, do amor e da forma como Curitiba cuida e educa os seus bebês e acolhe as suas famílias”, disse a secretária municipal da Educação, Maria Sílvia Bacila.

Ela destacou o caráter intersetorial do programa e abordou algumas das ações que resultam na promoção e garantia da vida das crianças de 0 a 2 anos. “É preciso lembrar que a segurança do bebê se nutre no seio da mãe, mas também no seio familiar. O programa Mama Nenê incentiva que pais, avós e outros familiares se unam no cuidado e na proteção da criança”, disse Maria Sílvia.

Para superintendente de gestão e saúde da Secretaria Municipal da Saúde, Tânia Pires, o evento comemorativo serviu para apresentar o eficiente movimento entre educação e saúde em prol dos curitibinhas. “Que os nossos bebês possam, por meio da amamentação, desenvolver toda sua capacidade emocional e cognitiva”, disse Tânia.

Caderno para Bercários

A secretrária Maria Sílvia apresentou aos participantes, em primeira mão, o novo Caderno para Berçários, produzido em parceria entre as equipes da Educação e Saúde. O material foi distribuído aos diretores das unidades e está disponível no portal Cidade do Conhecimento.

Ele serve como guia de orientações para os profissionais que trabalham com crianças de 0 a 2 anos, na educação infantil. Apresenta estruturas adequadas de espaços para os bebês, explora aspectos pedagógicos fundamentais no processo de desenvolvimento da criança, nas atividades diárias de alimentação, higiene e segurança, prevalecendo a atuação e o vínculo do profissional.

Reconhecimento

Também foram entregues 219 certificados, reconhecendo CMEIs e CEIs contratados e escolas municipais que cumprem as medidas relacionadas pelo programa para incentivo ao aleitamento materno.

Foi a primeira vez que os profissionais envolvidos na realização dos passos do programa foram homenageados com menções honrosas.