Adolescentes do Campo do Santana receberam ação de saúde sábado

Rio Bonito 2

A manhã do último sábado (13/4), no bairro Campo do Santana foi dedicada para falar sobre saúde e perspectivas de futuro para aproximadamente cem adolescentes assistidos pelo Instituto de Formação e Orientação de Jovens e Adolescentes (Forja).

A ação intersetorial aconteceu no Forja e contou com parceria entre as secretarias municipais da Saúde, de Governo, Esporte Lazer e Juventude. Foram realizados 48 atendimentos odontológicos, 50 avaliações oftalmológicas, e rodas de conversa sobre cuidados com a saúde do adolescente e atividades de lazer para os rapazes atendidos pelo instituto.

As rodas de conversa foram conduzidas pelos profissionais da Unidade de Saúde Rio Bonito e da Rede Mãe Curitibana Vale a Vida. Um dos principais objetivos da ação é a prevenção da gravidez na adolescência. A médica hebiatra da Secretaria Municipal de Saúde de Curitiba, Julia Cordelline explica que o tema da prevenção também deve ser trabalhado com os adolescentes. “Precisamos falar sobre responsabilidade compartilhada, afinal as meninas não engravidam sozinhas. Precisamos orientar também os meninos”, destacou.

As famílias também participaram das atividades e tiveram espaço para discutir um pouco mais sobre a saúde de seus filhos

Houve ainda a oportunidade de conhecer o projetista Juliano Moraes Santos, criador do Adam Robô, que realiza testes rápidos de oftalmologia, por meio de equipamento portátil. Ele é capaz de identificar diversos problemas de visão, como miopia, hipermetropia, vista cansada, astigmatismo e até daltonismo.

Para a supervisora do Distrito Sanitário Tatuquara, Luciana Kusman, ações como essa desperta nos jovens novas perspectivas de olhar o futuro. “É como uma porta aberta para uma realidade que eles só conhecem de longe. Damos à eles, amostras de oportunidades de futuro e demonstração de carinho e cuidado”, conta.