Saúde promove ação de alerta sobre os riscos do tabagismo

Mirian

Nesta sexta-feira (31/5) a Secretaria Municipal da Saúde de Curitiba (SMS) fez uma ação de alerta sobre o tabagismo e doenças cardiovasculares, na Boca Maldita. A atividade foi alusiva ao Dia Mundial Sem Tabaco, comemorado em 31 de maio.

Além das orientações sobre os malefícios do cigarro e onde encontrar tratamento, quem passou pela tenda pode fazer aferição da pressão arterial, avaliação de glicemia e da saúde bucal, orientação nutricional, testes de aptidão física, avaliação da composição corporal.

A aposentada Mirian Magalhães Celli, 68 anos, é fumante e foi informada pelo filho sobre a ação. Compareceu para verificar como anda a saúde. “Eu sei que faz mal, tenho vontade de parar, mas tenho um pouco de medo”, contou. Ela se mostrou aberta a experimentar o tratamento. “Quem sabe hoje eu encontre coragem”, complementou.

Entre as orientações passadas a Mirian estavam os benefícios iniciais de deixar o fumo. “Um dia após parar de fumar, os pulmões já passam a funcionar melhor, dois dias depois o olfato e o paladar melhoram. E após um ano sem fumar, o risco de morte por infarto é reduzido pela metade”, explicou o diretor do departamento de Atenção Primária à Saúde, Juliano Gevaerd.

Escute o seu Coração

O evento também teve ações do Escute o Seu Coração, um programa da Secretaria Municipal da Saúde que estimula os curitibanos a prática de hábitos de vida saudáveis, a promoção da saúde e a prevenção de doenças cardiovasculares. Além de explicar sobre os benefícios do programa, a SMS disponibilizou computadores para a população fazer os testes disponíveis no portal do programa.

A dona de casa Maria Ignes Freitas, 76 anos, já é adepta as ações do programa. Ela participa do grupo de atividades físicas da Unidade de Saúde Barreirinha. “Eu não perco uma aula. É sempre muito animado. As aulas alegram o corpo e a alma”, contou.

E após a avaliação física e da composição corporal os resultados se tornaram visíveis, com índices corporais de dar inveja. Aos 76 anos ela apresenta a idade metabólica de 54.

Grupos de Tabagismo

Os grupos de controle do tabagismo são ofertados nas 111 unidades de saúde do município.

No primeiro mês, os encontros acontecem uma vez por semana. Após esse período, os intervalos passam a ser maiores para os chamados encontros de manutenção. Tornam-se cada vez mais espaçados até fechar um ano de tratamento.

O evento na Boca Maldita teve apoio da Secretaria da Saúde do Paraná, das sociedades paranaenses de Cardiologia, Pneumologia e de Pediatria e do Hospital Erasto Gaertner.