Soldados do Exército se unem à Saúde no combate à dengue em Curitiba

Soldados do Exército se unem à Saúde no combate à dengue em CuritibaSoldados do Exército se unem à Saúde no combate à dengue em Curitiba

O combate ao mosquito Aedes aegypti em Curitiba ganhou o reforço do Exército Brasileiro. Diariamente, soldados dos quartéis situados na cidade vão acompanhar o trabalho dos agentes de endemias na vistoria das casas, eliminação de criadouros e na orientação à população sobre o combate à dengue.

Nesta segunda-feira (22/4), 24 soldados se uniram ao trabalho da Saúde em três regionais: Cajuru, Bairro Novo e Tatuquara.

“Esse apoio é bem-vindo para ampliarmos nossa capacidade de ação nos bairros com maior número de casos de dengue. Precisamos da união de todos para eliminar os focos do Aedes em nossa cidade”, diz a secretária municipal da Saúde, Beatriz Battistella.

Mutirão contra a dengue em Curitiba volta a duas regionais de Curitiba

Mutirão contra a dengue em Curitiba volta a duas regionais nesta semanaMutirão contra a dengue em Curitiba volta a duas regionais de Curitiba

Nesta semana, o Mutirão Curitiba sem Mosquito volta às regionais Cajuru e Tatuquara. A ação conjunta das secretarias municipais da Saúde e do Meio Ambiente busca evitar criadouros do mosquito Aedes aegypti, transmissor das doenças dengue, zika e chikungunya.

Os moradores das regiões onde serão realizados os mutirões serão avisados pelos agentes de endemias da Secretaria Municipal de Saúde ao longo da semana. Nos dias determinados, os caminhões da Secretaria do Meio Ambiente recolhem os resíduos separados para descarte. Confira abaixo as datas de coleta:

Cajuru
Os agentes vão percorrer 23 quarteirões no bairro Uberaba, próximo à Rua Fernando Antônio Alberti. As vistorias nas casas ocorrem dois dias antes do recolhimento dos entulhos na quarta-feira (24/4).

Tatuquara
O mutirão percorre 31 quarteirões em dois bairros do Tatuquara: começa pelo Caximba, nas proximidades da Rua Francisca Beralde Paolini, em seguida pessa pelo Campo de Santana, nas imediações da Rua Prof. Manoel de Oliveira Franco Sobrinho. As vistorias nas casas ocorrem entre segunda e quinta-feira, antes do recolhimento dos entulhos que será na sexta-feira (26/4).

Saúde contrata 355 profissionais para o SUS de Curitiba e reforça principalmente o atendimento de emergência

Para responder ao acréscimo na demanda por atendimento hospitalar e de emergência nos meses de inverno, quando há um aumento dos casos de síndromes respiratórias, a Fundação Estatal de Atenção à Saúde (Feas) está contratando 355 profissionais para o SUS de Curitiba.

“É um esforço para atender à demanda crescente de atendimento de pacientes com síndromes respiratórias agudas, o alto número de internação por dengue, além da demanda normal das nossas unidades”, explica a secretária municipal da Saúde, Beatriz Battistella Nadas.

A Feas é vinculada à Secretaria Municipal da Saúde (SMS), que estabelece as diretrizes e estratégias da área. Do total de novos contratados, 55 são funcionários administrativos e 300, assistenciais. Segundo o diretor-geral da fundação, Sezifredo Paz, há mais contratações por vir.

Com aumento de casos de hepatite A, Saúde de Curitiba orienta para prevenção da doença

Curitiba vem registrando em 2024 um número incomum de casos de hepatite A, o que levou a Secretaria Municipal da Saúde (SMS) a emitir um alerta aos serviços de saúde para os sinais e sintomas da doença e a atenção aos cuidados necessários. De janeiro a 18 de abril deste ano, dados preliminares, foram confirmados na cidade 100 casos de hepatite A, sendo que a média histórica era de dez casos por ano.

“A hepatite A geralmente é uma doença de caráter benigno, mais comum em crianças. No entanto, os casos confirmados neste ano têm acometido adultos jovens e com gravidade, o que demanda maior atenção das equipes de saúde”, explica a secretária municipal da Saúde de Curitiba, Beatriz Battistella.

Dos 100 casos confirmados, 62% necessitaram internamento e 6% precisaram de cuidados intensivos, ou seja, internação em UTI. Foram registrados três óbitos por Hepatite A aguda nesse período: uma mulher de 29 anos, e dois homens, de 40 e 60 anos.