Unidade Jardim Aliança faz a diferença na saúde dos moradores

2801 us jdm alianca

A Unidade de Saúde Jardim Aliança, no Santa Cândida, completou um ano neste domingo (27/1). A mais nova unidade de saúde de Curitiba é celebrada pelos moradores da região.

O aposentado Nelson Dias Pereira, 66 anos, diz ser o fã número 1 da equipe. “Cheguei aqui com muitos problemas de saúde, dor no joelho, de um acidente em 2012. Eles me abraçaram e cuidaram de mim”, conta.

Na unidade, seu Nelson passou por consultas com a enfermagem, médicos, fisioterapeuta, nutricionista, profissional de Educação Física, realizou exames laboratoriais. Com esse acompanhamento multiprofissional, melhorou a qualidade de vida, o que refletiu nos exames e na balança. Perdeu 14 quilos. “O que encontrei nessa unidade de saúde não tem dinheiro que pague. Sou encantado com o que eu conheci aqui”, elogia.

A aposentada Lenira Maria Pires, 73 anos, também aprova o trabalho da equipe. “A abertura da unidade foi uma vitória para toda a comunidade, foi um presente”, afirma. Na Unidade Jardim Aliança, ela frequenta o grupo de ginástica, faz a aferição de pressão e, recentemente, foi atendida pela equipe de Odontologia em uma emergência e agora segue o tratamento dentário.

História

A abertura da Unidade de Saúde Jardim Aliança era muito aguardada pelos moradores. Ela começou a ser construída em 2012, mas as obras foram interrompidas. Entregar a Unidade de Saúde Jardim Aliança equipada e com equipe profissional completa foi uma das prioridades do início da atual gestão.

Em janeiro de 2017, a construção foi retomada e a inauguração foi em 27 de janeiro de 2018, para o atendimento de 13,9 mil pessoas dos bairros Santa Cândida e Cachoeira.

Atualmente, conta com 24 profissionais, que atuam em todos os serviços prestados pelos demais postos de saúde da cidade: consultas médicas, de enfermagem, serviço de odontologia, vacinas, curativos.

De janeiro a dezembro do ano passado, o Jardim Aliança realizou 15,5 mil consultas médicas e com enfermeiros, além de 10,3 mil consultas odontológicas. Também oferta serviços de promoção da saúde e controle de doenças crônicas, como grupos de prevenção e controle de hipertensão arterial e diabetes; controle do tabagismo; atividade física e fisioterapia.