Em nove meses, ambulatório de DIU fez 311 inserções em pacientes

Ambulatório do Dispositivo Intrauterino (DIU) na Maternidade Bairro Novo realizou 311 inserções em pacientes no período de agosto de 2018 (quando começou a funcionar) até maio deste ano.

“Na época nós avaliamos que uma das estratégias para prevenir a mortalidade materna e infantil é o planejamento familiar. Uma gestação planejada tem menos riscos”, explicou a médica Luiza Regina Antônio Zapani, diretora técnica da Maternidade Bairro Novo.

A criação do ambulatório é resultado de uma parceria do Distrito Sanitário Bairro Novo, a Maternidade Bairro Novo, e o Programa Rede Mãe Curitibana Vale a Vida. Os objetivos são a melhoria da qualidade do pré-natal, a garantia do acesso ao parto e o planejamento reprodutivo.

O que é DIU

O DIU é um é um método contraceptivo e no Sistema Público de Saúde (SUS) é ofertado na versão de cobre, inserido dentro do útero da mulher para dificultar a mobilidade do esperma dentro do útero.

Qualquer paciente da rede municipal de saúde pode ter acesso ao DIU. A única é exigência é ter um exame de colo útero atualizado. Basta procurar o distrito sanitário do Bairro Novo para agendar o procedimento, que é realizado todas as quintas-feiras na Maternidade Bairro Novo. Mulheres sem filhos também podem utilizar DIU.

“É um método barato, de fácil acesso e de alto de grau de eficácia contraceptiva”, explica Luiza Regina Antônio Zapani, diretora técnica da Maternidade Bairro Novo

As contra-indicações para o uso do DIU de Cobre são: Doença Sexualmente Transmissível (DST), Doença Inflamatória Pélvica, miomas que distorçam a cavidade uterina, sangramento vaginal sem diagnóstico, malformações uterinas e estreitamento do canal do colo uterino, câncer do colo de útero e do endométrio.

Capacitação
O ambulatório na maternidade também será um centro de capacitação para profissionais de saúde para a inserção do dispositivo. Enfermeiros e médicos já foram treinados na unidade.

Métodos contraceptivos ofertados pela Secretaria Municipal da Saúde
Feminino
São opções de contracepção ofertadas gratuitamente: o DIU, o diafragma, a pílula do dia seguinte, o anticoncepcional hormonal oral, o anticoncepcional hormonal injetável mensal ou trimestral e a laqueadura. Para verificar qual dos métodos é o mais indicado e qual o encaminhamento para cada caso, a mulher procura a sua Unidade de Saúde de referência para solicitar atendimento.

Masculino
Vasectomia, método contraceptivo por procedimento cirúrgico, é ofertado dentro dos parâmetros legais e de condições clínicas, após avaliação médica e exames preparatórios. A solicitação pode ser feita na Unidade de Saúde de referência.