Nove postos de saúde na CIC passam por melhorias e ganham novas salas

sabara

Moradora da CIC, a aposentada Maria do Carmo da Silva Rodrigues, 64 anos, afirma que o atendimento na Unidade de Saúde Sabará melhorou muito nos últimos dois anos. “Aqui eu faço meus preventivos, principalmente, do meu problema de pressão alta, sem falar que a unidade está mais bonita”, conta ela.

O elogio de dona Maria do Carmo aos serviços e estrutura do posto de saúde da Prefeitura não é mero acaso. A unidade da Vila Sabará é uma das nove que passou por melhorias na regional desde o ano passado. No posto de saúde, houve renovação externa no primeiro semestre de 2019, que incluiu a pintura de toda a fachada, bem como a revitalização de corredores e outros espaços internos.

Além disso, o local ganhou um consultório a mais. Agora são oito salas para agilizar o atendimento. O novo espaço está sendo usado para o acolhimento de enfermagem (triagem).

Mais médicos
Responsável pelo atendimento da população mais carente da CIC, a US Sabará também ganhou mais médicos, enfermeiros e auxiliares neste semestre.

“Antes, existia déficit de profissionais na unidade. Mas, após remanejamento, temos equipes completas”, conta Cleverson Fragoso, supervisor da Saúde da Regional CIC.

Há três meses atuando na unidade básica, a médica da família e comunidade Patrícia Issa Soares busca em cada atendimento criar um vínculo maior com seus pacientes. “É uma comunidade muito carente, que precisa da nossa atenção. Eles se sentem muito agradecidos pelo tratamento que estamos oferendo. Me sinto realizada por ajudar a melhorar a saúde dos moradores da região”, salienta ela.

Revitalizações
Desde 2018, noves postos de saúde da Regional CIC receberam melhorias. “Algumas unidades ganharam pintura, outras novas salas de atendimento e alguns postos passaram a oferecer melhor acessibilidade para cadeirantes. Além disso, grades foram colocadas e pisos foram refeitos”, enumera Fragoso.

Além da US Sabará, outro destaque é a revitalização da unidade básica Jardim Gabineto este ano. O posto de saúde ganhou pintura externa e interna, ampliação da farmácia e do número de consultórios (agora são oito) e revitalização de outros espaços.

Acompanhada do filho Robert, de 7 anos, a operadora de caixa Lígia Maria dos Santos deixou a US Jardim Gabineto satisfeita com a consulta. “Os médios e enfermeiros são muitos bons e o postinho agora está muito bonito”, elogia ela, que mora desde fevereiro na região e já tinha ido ao local para outros atendimentos.

Na Regional CIC, são 17 postos de saúde, um Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) e uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA).

Melhorias realizadas em unidades de saúde da CIC em 2018 e 2019

US Sabará: Pintura externa e interna da unidade de saúde, bem como ampliação de consultórios.
US Taiz Viviane Machado: Instalação de rampa para cadeirantes e porta de ferro no abrigo do compressor e mudança de entrada de veículo dos funcionários.
US Vila Verde: Revitalização da fachada, troca do piso e melhorias da ventilação da clínica odontológica e na sala de esterilização. Pintura externa e interna.
US Jardim Gabineto: pintura externa, reforma de salas e ampliação da farmácia e do número de consultórios.
US Oswaldo Cruz: Instalação de toldo novo e de grades de ferro.
US Barigui: Instalação de recuo para estacionamento de usuários.
US Atenas: troca do piso da recepção, renovação do portão do estacionamento e pintura da unidade de saúde.
US Tancredo Neves: Troca do piso da odontologia, colocação de pavimento no estacionamento, colocação de grades nos fundos da unidade e instalação de porta de ferro no abrigo do compressor.
CAPS CIC: troca de piso da sala de reuniões, melhora da acessibilidade e piso antiderrapante no caminho para a edícula.