Unidades de Saúde de Curitiba emitem certificado internacional de vacinação da febre amarela

Boa notícia para quem vai viajar de Curitiba para o exterior: as unidades de saúde Abranches, Ouvidor Pardinho e Santa Felicidade já começaram a emitir o Certificado Internacional de Vacinação ou Profilaxia (CIVP) da febre amarela. Antes, o documento só era liberado no Aeroporto Internacional Afonso Pena, em São José dos Pinhais, na região metropolitana.

O certificado comprova que o viajante foi imunizado contra a febre amarela. O documento é necessário quando a viagem tem como destino – ou escala/conexão – países que exigem o CIVP.

“Sem ele não tem embarque”, esclarece o diretor do Centro de Epidemiologia da Secretaria Municipal da Saúde, Alcides Oliveira.

Para agilizar a emissão do certificado, é preciso acessar o site da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) – veja o passo a passo no fim do texto. Depois, é só procurar uma das três unidades de saúde autorizadas para retirar o documento. Importante: a vacina contra febre amarela deve ser tomada com antecedência mínima de 10 dias.

A vacina é gratuita e está disponível em qualquer unidade de saúde. A pessoa imunizada deve guardar o certificado de vacinação: ele é o comprovante para a solicitação do CIVP. Nos últimos dois anos, a Secretaria Municipal da Saúde aplicou mais de 600 mil doses de vacina contra a febre amarela em Curitiba.

Passo a passo

Existem duas opções para pedir o certificado. Uma, presencial; outra, pela internet. Para agilizar a emissão do documento no atendimento presencial, é necessário realizar um pré-cadastro - clique na opção "cadastrar viajante".

Já no atendimento pela internet, o certificado pode ser emitido online e impresso em casa. Para isso, faça o cadastro no Portal de Serviços do Governo Federal.

Você precisa do número do CPF, do documento de identidade (pode ser foto ou arquivo digitalizado) e do comprovante nacional de vacinação (foto ou arquivo digitalizado do comprovante/carimbo da aplicação da vacina da febre amarela, com lote e data da aplicação da vacina).

Todos os documentos devem ser anexados ao pedido. O prazo para a emissão é de 10 dias úteis. A primeira via do CIVP pode ser emitida e impressa em casa, também pelo por portal de serviços. Caso precise de segunda via, poderá acessar o portal e imprimir novamente. Você também receberá o arquivo no e-mail cadastrado. Se não tiver impressora disponível, poderá passar nas unidades de saúde autorizadas.

Notícia publicada em 16 de setembro de 2019. Informações atualizadas neste link:

Central Saúde Já emite Certificado Internacional de Vacinação contra Febre Amarela