Curitiba apresenta plano de contingência contra coronavírus em Brasília

Márcia MS

Nesta quinta-feira (6/2) a secretária Municipal da Saúde (SMS) Márcia Huçulak apresentou durante 1ª Reunião Ordinária da Comissão Intergestores Tripartite (CIT) as ações do plano de contingência de Curitiba para o enfrentamento do novo coronavírus e da influenza. A reunião aconteceu em Brasília.

A secretária ressalta que embora a doença não tenha registro no país, é importante traçar estratégias e estar prontos para atuar, caso seja necessário. “Esse é o momento oportuno para a preparação dos serviços e dos profissionais. Se a doença chegar nós estaremos prontos para agir”, falou.

A CIT é reconhecida como uma inovação gerencial na política pública de saúde. São espaços permanentes de negociação, articulação e decisão entre os gestores nos aspectos operacionais e na construção de pactos nacionais, estaduais e regionais no Sistema Único de Saúde (SUS).

Formada por vinte e um membros, em que são sete representantes do Ministério da Saúde, sete representantes do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass) e sete do Conselho Nacional de Secretaria Municipais de Saúde (Conasems). O grupo reúne-se mensalmente para tomada de decisões para as políticas públicas.

Durante a reunião da CIT o ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, afirmou a antecipação da campanha contra a gripe para o mês de março.

De acordo com Mandetta, a antecipação já estava prevista antes mesmo de o surto de coronavírus surgir no mundo. Entretanto, a imunização pode ajudar a descartar casos suspeitos – uma vez que os sintomas das duas doenças são parecidos –, e a evitar que os serviços de saúde fiquem sobrecarregados de pacientes com sintomas respiratórios.

Extraordinária

Na quarta-feira (5/2) a secretária participou ainda da reunião extraordinária da Diretoria do Conasems, onde secretários das capitais foram convocados para debater temas como, financiamento para Atenção Primária à Saúde em 2020, cursos de especialização em informática e saúde, entre outras demandas relevantes para SUS.

Unidades de Saúde

Confira a lista de endereços dos equipamentos da SMS.

Leia Mais

Orientação e Prevenção

Veja como ter uma vida saudável e manter hábitos de proteção da sua saúde.

saiba mais

Ouvidoria SUS Curitiba

Sugira, Critique, Elogie e tire suas duvidas. Conheça a Ouvidoria do SUS Curitiba.

Saiba Mais

 

Taxa de mortalidade infantil

A taxa de mortalidade infantil em Curitiba apresenta uma tendência constante de queda.

taxaMortalidade1997-2018


Fonte: Sistema de Informação sobre Mortalidade (SIM); Sistema de Informação sobre Nascidos Vivos (SINASC)
Elaboração: SMS Curitiba - Centro de Epidemiologia/CEV
Nota: 2017* dados preliminares

A Secretaria

  • Planejar e executar a política de saúde para o Município de Curitiba
  • Responsabilizar-se pela gestão e regulação dos serviços próprios e conveniados
  • Monitorar doenças e agravos
  • Realizar a vigilância sanitária sobre produtos e serviços de interesse da saúde
  • Visar uma população mais saudável