Com Libras, serviço de videoconsulta atende pessoas surdas com sintomas

video-consulta-libras

Com sintomas de covid-19, a deficiente auditiva Celma Siqueira Gomes, moradora do bairro Boa Vista, teve nesta semana a grata surpresa de ser atendida pelo serviço de videoconsulta da Secretaria Municipal da Saúde. Foi a primeira consulta em Libras (Linguagem Brasileira de Sinais) feita pelo serviço que atende pessoas com sintomas do novo coronavírus.

Sentindo um pouco de febre, coriza e tosse, Celma resolveu buscar apoio da Central de Libras da Prefeitura de Curitiba, que colocou uma intérprete para ajudar na consulta médica a distância.

Curitiba é a primeira capital do Brasil a oferecer videoconsulta para pessoas com sintomas de covid-19. A tecnologia foi doada ao município pela empresa de agendamento de consultas on-line Doctoralia, e ajuda a dimunir a circulação de pessoas nas unidades de saúde do município no período da pandemia.

Por meio da Central de Libras, pessoas surdas com sintomas de covid-19 também têm acesso ao serviço, e podem agendar atendimento médico de videoconsulta pelo whatsapp 41-992558206, ou pelo e-mail //O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo./">O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

A equipe de Libras da Prefeitura faz a ponte entre pessoas com surdez e a central de videoconsulta.

“A parceria da Saúde com nossa Central de Libras garante acessibilidade para as pessoas com surdez, para que não fiquem desassistidas nesse período tão delicado que estamos passando”, diz Denise Moraes, diretora da Assessoria da Pessoa com Deficiência da Prefeitura de Curitiba.

Durante o atendimento de Celma, na frente do computador, a interprete de Libras Sônia de Paula traduzia para a médica Angela Leite os sintomas descritos pela paciente, que por precaução já havia feito o isolamento social antes mesmo da consulta.

“O vírus (novo coronavírus) não escolhe pessoas, todos estão sujeitos, e ter esse apoio das interpretes de Libras aqui é muito bom para dar atendimento a quem realmente precisa e tem dificuldade de comunicação”, disse a médica.

Curitiba tem aproximadamente 17 mil pessoas surdas segundo dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). Para dar apoio a essa população a Central de Libras ajuda nos mais diversos tipos de serviços.

Em média, são 300 atendimentos por mês. “Desde consultas médicas, entrevistas de emprego, audiências judiciais, e outras necessidades que dependem de um interprete e que podem ser solicitadas pelo e-mail ou whatsapp”, disse Denise.

Central de Libras de Curitiba

WhatsApp - 41-992558206

e-mail: //O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo./">O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

Teleatendimento e videoconsulta: 3350-9000