Teste do pezinho durante amamentação reduz estresse dos bebês

O teste do pezinho realizado nos bebês que nascem na Maternidade Bairro Novo agora é feito durante a amamentação. Um estudo canadense – realizado com mil bebês que nasceram no Mount Sinai Hospital – demonstrou que os recém-nascidos amamentados no peito parecem sentir menos dor do que aqueles que são embalados, recebem chupeta ou placebo. A pesquisa avaliou a dor medindo mudanças nos batimentos cardíacos e no ritmo da respiração. Além da duração do choro de um bebê depois da agulhada no teste do pezinho.

Registrando cerca de 230 partos por mês, 75% deles normais, a Maternidade Bairro Novo adotou as boas práticas do parto humanizado, preconizadas pelo programa Rede Cegonha, quando a Fundação Estatal de Atenção Especializada em Saúde de Curitiba (Feaes) assumiu sua gestão. “Já inserimos várias práticas para que a mãe se sinta segura e tranquila no momento do parto, agora estamos aderindo a novas práticas para diminuir o estresse no bebê durante a realização dos exames”, conta Edinalva de Carvalho, diretora da Maternidade.

O teste do pezinho é realizado 48 horas depois do nascimento do bebê, antes da alta hospitalar. Com apenas algumas gotas de sangue colhidas do calcanhar do bebê é possível diagnosticar doenças metabólicas, congênitas e infecciosas.

Alívio

Elisandra Piovesana amamentou a filha Michaella, de dois dias, enquanto era colhido o teste do pezinho. A menina chorou um pouco no momento da picada no calcanhar, mas logo se acalmou e recomeçou a mamar. “Tenho uma filha de 5 anos e quando ela nasceu tudo foi diferente. Acho que todas essas práticas que aliviam a dor do bebê são válidas”, disse.

Já Patrícia Alves Macedo levou a filha Júlia de 10 dias para refazer o exame da orelhinha. O teste é feito antes da alta hospitalar, mas quando apresenta alguma alteração é refeito após alguns dias. “O atendimento que eu e a minha filha recebemos foi muito diferente do que eu imaginava. Sempre achei que teria a minha filha deitada em uma maca e ela nasceu de cócoras. O cuidado que os profissionais tiveram com a gente me surpreendeu”.

“Começamos a atender as gestantes na 37.ª semana de gravidez e tentamos fazer com que ela se sinta o mais segura possível. tanto no parto quanto após o nascimento do bebê. Realizamos rodas de conversa, damos suporte para que ela consiga amamentar e procuramos utilizar todas as práticas para diminuir o estresse da mãe e da criança durante todo este processo”, explica a enfermeira Camila Paula Leite.

Exames Neonatais

Curitiba está entre as poucas cidades do Brasil que realizam obrigatoriamente os cinco exames neonatais em todos os bebês que nascem no Sistema Único de Saúde (SUS). Teste do pezinho, orelhinha, coração, língua e olhinho são realizados obrigatoriamente antes da alta da mãe e do bebê e tem como objetivo verificar a transição da vida dentro do útero para a do exterior, levando em conta a presença de problemas de formação, sinais de infecção e doenças metabólicas. Com base nessas informações, o bebê é encaminhado para cuidados especializados quando necessário.