Aplicativo para celular evita filas de madrugada em postos de saúde

Ir ao posto de saúde depois do meio-dia, às 14h, em um dia frio e chuvoso e receber atendimento foi novidade para Maria Deratz Oberst, 86 anos. “Não preciso mais madrugar. Eu que tenho idade, como é que venho aqui às 6h?”, disse. Porém, ao chegar ao posto Guaíra, Maria estava desconfiada. “Será que vai dar certo?”, perguntava. Foi atendida pela enfermagem e marcou consulta para o dia seguinte com o médico que a acompanha há anos.

A neta da idosa havia marcado o horário para segunda-feira (20/06) pelo aplicativo para celular Saúde Já Curitiba, no sábado. Para Maria a possibilidade de marcar o atendimento sem fila é uma “maravilha”. O neto de Maria a levou ao posto e com o aplicativo pôde se programar para levar a avó. Maria é casada há 67 anos com Miguel, 91 anos.

A facilidade também surpreendeu Débora da Silva, 24 anos, que desde criança vai ao posto de saúde São Braz. Atendida pela enfermeira Patrícia Colodel, marcou consulta com clínico geral e ginecologista para outro dia, em horários próximos, e tomou a injeção prescrita na receita que levou.

“É bem mais rápido e seguro. Quem tem neném pequeno às vezes enfrentava fila e não conseguia consulta”, avaliou Débora, que cursa o terceiro ano em Farmácia. Seu marido José Carlos, com quem tem um filho de um ano e meio, também aprovou a novidade pela possibilidade de se programar e não perder tempo em espera.

Agilidade

A rapidez também impressionou a estudante de pedagogia Tatiana Gonçalves de Souza, 30. Ela ficou sabendo do aplicativo pela irmã, que tinha ido ao posto de saúde São Braz. “Resolvia algumas coisas no centro e tentei marcar a consulta. Consegui para hoje mesmo”, contou feliz. Ela foi atendida às 17h30 de segunda-feira. “É ótimo. Acordar cedo não é comigo e antes tinha que vir às 5h e nem sempre se conseguia consulta”.

Lançado em abril pelo prefeito Rafael Greca, o aplicativo Saúde Já Curitiba permite agendar o primeiro atendimento e está disponível em postos de saúde das regionais Portão e Santa Felicidade. O primeiro atendimento é obrigatório antes de qualquer consulta ou outro encaminhamento médico nos postos de saúde.

Desde então, o aplicativo foi baixado por 12.339 usuários e, pela nova ferramenta, foram agendados mais de 700 atendimentos. Em breve, a novidade deve ser ampliada aos 110 postos de saúde distribuídos pela cidade. O Saúde Já Curitiba está disponível para sistema Android, IOS e na internet pelo endereço eletrônico www.saudeja.curitiba.pr.gov.br.

Assista ao vídeo de Dona Maria clicando aqui