Cães da Amigo Bicho fazem visita junina ao Hospital do Idoso

A visita mensal dos cães da Amigo Bicho aos pacientes do Hospital do Idoso Zilda Arns, no Pinheirinho, é sempre especial. Nesta quarta-feira (19/7), o encontro teve mais um motivo de alegria: comemorar os quatro anos da parceria da ONG com o hospital. 

Foi em 19 de julho de 2013 que os cachorros da Amigo Bicho fizeram a primeira visita ao Hospital do Idoso. Desta vez, os cães não foram em traje de gala, mas com roupa típica das festas juninas/julinas para levar carinho aos pacientes internos.

“Todas as vezes que os cães nos visitam, percebemos a mudança de humor, a alegria dos pacientes e da nossa equipe. Mascotes tiram o foco da dor, do sofrimento, dão momentos de tranquilidade”, destaca a coordenadora do Grupo de Humanização do Hospital do Idoso Zilda Arns, a psicóloga Denise Ribas Jamus. “Muitos dos internos têm bichos de estimação e esse contato gera uma lembrança positiva. É um momento especial no contexto hospitalar”, completa.

O Projeto Amigo Bicho conta com 45 voluntários humanos, que levam para visitação cerca de 50 voluntários caninos e um felino – nem todos estão em todas as visitas – e, além do Hospital do Idoso, atendem outras oito instituições. Alguns dos voluntários estão desde a primeira visita, como o labrador Zaka, de 12 anos.

A empatia com bichos é tamanha que mesmo quem não tem o hábito de interagir com as mascotes no dia a dia se rende, como a dona de casa Sônia Maria Santos da Silva, 66 anos, que está internada há quatro dias. “Foi um quebra-gelo. Eles têm uma energia, uma associação enorme com a vida, transmitem uma vibração boa para a gente”, conta.

Os voluntários da ONG também celebram as emoções vividas a cada encontro. “Sempre é muito emocionante, faz bem para o coração e para a alma, não só dos pacientes, mas da gente também”, diz a coordenadora do Amigo Bicho, Letícia Sera Castanho.

Os animais que participam das visitas são treinados, vacinados e têm o comportamento avaliado para ver se são aptos à atividade. As patas são higienizadas e eles ficam durante uma hora na companhia dos pacientes.