Centro de Orientação e Aconselhamento diagnostica e trata hepatite C

Em 28 julho celebra-se o Dia Mundial de Luta Contra Hepatites e, aproveitando a data, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) tem dedicado o mês para conscientizar a população sobre os riscos da doença, especialmente a hepatite C. Estima-se que 1,9% dos curitibanos têm o vírus e que 60% dos contaminados ainda não tenham sido diagnosticados.

Aqueles que descobrem ter a doença podem dispor de acompanhamento adequado para se manter saudáveis. Um dos locais que oferece o diagnóstico e o tratamento da hepatite C na cidade é o Centro de Orientação e Aconselhamento (COA), no São Francisco, em que o cidadão pode, entre outros serviços, pedir o teste rápido para o vírus. O COA também é responsável pelo tratamento nos casos em que a medicação é recomendada.

Atualmente, são cerca de 60 pacientes que recebem os remédios e as orientações da equipe multidisciplinar, que inclui a médica hepatologista Cláudia Ivantes e a farmacêutica Fabiane Neves El Tawil. Desde novembro de 2015, quando passou a distribuir os atual tratamento, 560 pessoas já foram atendidas, com uma taxa de 94% de cura da hepatite C.

A coordenadora do COA, Juliane Cardoso Villela Santos, destaca que o diagnóstico da doença e o acompanhamento médico especializado são os principais cuidados em relação à doença. “Primeiro, precisamos conhecer quem é o portador do vírus. Depois, é essencial que ele saiba que vai precisar de atendimento médico permanente. Nem todos os contaminados com o vírus vão usar medicamentos, mas todos precisam de acompanhamento de um hepatologista ou de um infectologista para a manutenção da qualidade de vida”, recomenda.

Nos casos em que o uso de remédios é indicado, o tratamento é feito gratuitamente no COA, após encaminhamento médico e acompanhado por profissionais do Centro. A medicação dura de três a seis meses. “Eles nos visitam mensalmente para nos relatar a evolução e este vínculo facilita o tratamento, faz com que persistam na medicação, contribuindo para o êxito e para a cura. Mesmo com o vírus eliminado, o que se constata em exames laboratoriais, conscientizamos o paciente de que ele vai seguir com acompanhamento médico”, explica a farmacêutica Fabiane.

Atendimento

O COA fica na Rua do Rosário, 144, São Francisco. O horário de atendimento é de 7h às 18h, de segunda à sexta-feira.

Para o teste rápido, não é necessário agendamento; para o tratamento medicamentoso, é preciso encaminhamento médico e que o paciente atenda ao protocolo adotado para a doença.

Como se transmite a Hepatite C

Silenciosa, a hepatite é um doença causada por um vírus, transmitido por contato com sangue contaminado. As principais causas são transfusões de sangue antes de 1993 (quando ainda não havia teste para detecção da doença), agulhas e lâminas não esterilizadas em procedimentos estéticos (como manicure) e tatuagens, sexo sem proteção, compartilhamento de seringa.