Começa campanha Multivacinação nos Postos de Saúde

Começa nesta na segunda-feira (11/9) a Campanha Nacional de Multivacinação 2017 para crianças e adolescentes. Todas as vacinas disponíveis nas 110 unidades de saúde da Secretaria Municipal da Saúde de Curitiba serão oferecidas para crianças e adolescentes de 0 a 15 anos que estão com a carteira de imunização incompleta ou atrasada.

A campanha se estende até dia 22 de setembro e, neste sábado, 16 de setembro, será realizado do “Dia D” de mobilização em 18 postos de saúde dos dez distritos sanitários da cidade, que serão abertos exclusivamente para a vacinação, das 8 horas às 17 horas (confira a lista abaixo).

“A campanha é a oportunidade de a criança e o adolescente receberem as vacinas que evitam uma série de doenças, garantindo a prevenção coletiva. As crianças que não receberam as vacinas ou as doses completas podem prejudicar o objetivo do programa de vacinação, uma vez que a proteção individual e coletiva deixa de ser alcançada. O risco é de que doenças eliminadas podem recrudescer ou mesmo termudanças no seu comportamento epidemiológico, passando a acometer também adolescentes e adultos jovens”, explica o diretor do Centro de Epidemiologia da Secretaria Municipal da Saúde, Alcides Augusto de Oliveira.

A Campanha Nacional de Multivacinação é uma estratégia que o Ministério da Saúde adota desde 2012 com a finalidade de atualizar a situação vacinal da população de crianças e adolescentes menores de 15 anos de idade (14 anos 11 meses e 29 dias).

Vacinas

Serão garantidas na campanha todas as vacinas já disponíveis na rotina das unidades de saúde e não há meta a ser atingida. Os objetivos da multivacinação são oportunizar mais uma forma de acesso às vacinas ofertadas e melhorar a cobertura vacinal, reduzindo a incidência das doençasimunopreveníveis e manter controladas, eliminadas ou erradicadas essas enfermidades.

As vacinas disponíveis para as crianças entre menores de 7 anos de idade são: BCG, hepatite B, pentavalente, VIP, VOPb, pneumocócica 10 valente, meningocócica C conjugada, febre amarela, Tríplice viral, DTP, Hepatite A, varicela.

Para os adolescentes de até 14 anos, 11 meses e 29 dias estarão disponíveis as vacinas tríplice viral (sarampo, rubéola e caxumba), contra HPV, difteria e tétano, febre amarela e hepatite B.

É importante levar a caderneta de vacinação e documentos pessoais da criança ou do adolescente para uma avaliação da equipe da saúde.

Postos de Saúde que participam do Dia D – 16/9 – das 8 h às 17 h


Unidade de Saúde Coqueiros - Rua Coronel Victor Agner Kendrick, 80, Sitio Cercado

Unidade de Saúde Sambaqui - Rua Roberto Dala Barba, 44, Sítio Cercado

Unidade de Saúde Bacacheri - Av. Erasto Gaetner 797, Bacacheri

Unidade de Saúde Pilarzinho - Rua Amauri Langue Silvério, 1251, Pilarzinho

Unidade de Saúde Irmã Tereza Araújo - Rua Maestro Carlos Frank, 785 Boqueirão

Unidade de Saúde Eucaliptos - Rua Lázaro Borsato, 150, Alto Boqueirão

Unidade de Saúde Cajuru - Rua Pedro Bochino, 750, Vila Oficinas

Unidade de Saúde São Domingos - Rua Ladislau Mikosz, 149, Cajuru

Unidade de Saúde Tancredo Neves - Rua Professora Hilda Hank Gonçalves, 435 Cidade Industrial

Unidade de Saúde Oswaldo Cruz - Rua Pedro Gusso, 3749, Cidade Industrial

Unidade de Saúde Vila Verde - Rua Emílio Romani, 200, Cidade Industrial

Unidade de Saúde Ouvidor Pardinho - Rua 24 de Maio, s/n.º, Praça Ouvidor Pardinho

Unidade de Saúde Vila Feliz - Rua Pedro Gusso, 866, Novo Mundo

Unidade de Saúde Santa Quitéria 2 - Rua Bocayuva,310, Santa Quitéria

Unidade de Saúde São Braz - Rua Antonio Escorsin, 103, São Braz

Unidade de Saúde Santa Rita - R. Adriana Ceres Zago Bueno, 1350, Tatuquara

Unidade de Saúde Dom Bosco - Rua Angelo Tosin, 100, Campo do Santana

Unidade de Saúde Palmeiras - Rua João Batista Burbelo, 12, Tatuquara