Prefeitura começa entrega de 1.525 equipamentos para todas as unidades de saúde

0406 entrega equipamentos

 

Na tarde desta segunda-feira (4/6), a Secretaria Municipal da Saúde iniciou a entrega dos novos equipamentos que vão reforçar o atendimento em todas as 111 unidades de saúde de Curitiba.

Os primeiros postos a receber os materiais foram os 32 dos distritos sanitários do Portão, da CIC e de Santa Felicidade. Em algumas unidades, a secretária municipal da Saúde, Marcia Huçulak, levou uma cesta com parte dos equipamentos comprados com recursos repassados pelo Governo do Estado.

O anúncio dos recursos estaduais foi feito na manhã desta segunda-feira, no Salão de Atos do Parque Barigui, com a presença do prefeito Rafael Greca e da governadora Cida Borghetti. Até o final de junho, todos os postos de saúde da cidade vão receber 1.525 equipamentos de 19 tipos diferentes (veja a lista abaixo), com um custo total de R$ 1,7 milhão.

"Recebemos esses recursos do governo estadual, no ano passado, quando assumimos a gestão, em uma situação difícil e que tivemos de solucionar", lembrou a secretária. "O prefeito Rafael Greca está conseguindo cumprir a proposta de campanha de ter a Saúde como prioridade com importantes parcerias nos governos federal e estadual", completou.

O repasse de recursos garante, além da compra de equipamentos, a reforma de 14 postos de saúde e a construção da sede própria para a para a unidade Umbará II, que hoje funciona em imóvel alugado, no Bairro Novo.

Acompanharam a secretária na entrega dos equipamentos o deputado federal Luciano Ducci e o ex-secretário estadual da Saúde, Michele Caputo Neto.

No Portão

O Distrito Sanitário Portão recebeu 82 equipamentos para seis postos de saúde, entregues na Unidade de Saúde Santa Amélia nesta segunda.

O aposentado Henryk Matuszak, 71 anos, é usuário da unidade e acredita que os novos materiais vão tornar ainda melhor o atendimento. "Certamente são equipamentos mais modernos, vão trazer melhores resultados e mais conforto”, avaliou Matuszak.

A entrega foi feita ao lado do administrador regional do Portão, Gerson Gunha; da supervisora do Distrito Sanitário Portão, Heloisa Galemba.

Na CIC

“Esses materiais vão entrar em uso já nesta semana, são de grande valia para a comunidade e vão auxiliar no trabalho dos nossos profissionais", destacou a apoio técnico do Distrito Regional CIC, Gisele Ristow Montes. As 17 unidades de saúde da região receberam 235 equipamentos, entregues no auditório da Rua da Cidadania do bairro.

O Distrito Sanitário CIC terá ainda os postos de saúde Nossa Senhora da Luz e Caiuá reformados com verbas do governo estadual.

Participaram os vereadores Zezinho Sabará, Toninho da Farmácia e Maria Letícia Fagundes; o administrador regional da CIC, Raphael Kenji; o supervisor do Distrito Sanitário CIC, Cleverson Fragoso.

Em Santa Felicidade

Ao Distrito Sanitário Santa Felicidade foram destinados 121 equipamentos para nove postos, com entrega realizada na Unidade de Saúde São Braz.

O representante do Conselho de Saúde da unidade, Tuffi Mendes Lins, 66 anos, conta que percebeu uma grande melhora na Saúde curitibana no último ano.

“Os postos receberem novos equipamentos, isso mostra que o prefeito não parou de se preocupar em tornar tudo melhor. Senti que a Saúde está andando” elogiou o aposentado.


RECURSOS PARA A SAÚDE DE CURITIBA

R$ 1.725.000 para a compra de equipamentos para as 111 unidades de saúde:
201 cadeiras giratórias (cadeiras tipo de escritório para uso dos funcionários na recepção e nos consultórios);
141 cadeiras fixas (cadeira de sala de espera para os usuários);
51 armários de aço (para vestiário do servidor);
30 armários vitrine (para guardar insumos);
30 oftalmoscópios (aparelho para exame clínico dos olhos);
39 balanças (para uso adulto, medem massa e altura);
51 estetoscópios (ausculta cardíaca e pulmonar);
150 lanternas (para exame clínico de garganta);
69 oxímetros (aparelho para medir saturação de oxigênio no sangue);
111 otoscópios (aparelho para exame clínico de ouvido);
44 equipamentos odontológicos (conjuntos de cadeira odontológica com suas unidades auxiliares);
45 micromotores para baixa rotação (motor de uso odontológico);
45 contra ângulos odontológico (motor de uso odontológico);
21 alta rotação odontológicos (motor de uso odontológico);
81 esfigmomanômetros infantil (aparelho para aferição de pressão arterial de crianças);
159 esfigmomanômetros adulto (aparelho para aferição de pressão arterial de adultos);
99 esfigmomanômetros para obesos (aparelho para aferição de pressão arterial de pacientes obesos);
90 circuladores de ar;
68 termohigrômetros (aparelho para medir temperatura interna e externa e umidade relativa do ar, nas farmácias das unidades de saúde).