Moradores da CIC têm dia de práticas saudáveis para cuidar do coração

Escute CIC

Na manhã desta quarta-feira (1/8), mais de 300 usuários das unidades de saúde da CIC se reuniram no Parque do Tropeiros para cuidar do coração. O evento teve orientações sobre alimentação saudável e combate ao tabagismo, atividades físicas, auriculoterapia, sorteio de kits com legumes e verduras, e fez parte do programa Escute o Seu Coração, da Secretaria Municipal da Saúde.

Os participantes foram recepcionados com frutas. “A primeira refeição do dia é uma das principais. Consumir frutas, alimentos de vitalidade, oferece ao corpo vitaminas, minerais, carboidratos e fibras, importantes para regular o intestino e promover a saciedade”, explicou a nutricionista Karyne Santana.

As mulheres eram maioria, mas o aposentado Francisco Bunkwski, 73 anos, também participou. Entrou na dança para se aquecer com a aula de zumba e mostrar que os homens também cuidam da saúde. “Eu sempre vou às aulas de atividade física da unidade de saúde. Depois que aposentei, vi que temos que mexer o corpo", disse ele. "Eu tomei remédio para pressão alta por sete anos e agora faz dois meses que não preciso mais tomar. Vou todo dia na unidade de saúde medir a pressão e está sempre em ordem.”

Pré-diabética e hipertensa, a aposentada Rosa de Souza Oliveira, 73 anos, levou para casa um kit saudável, com legumes e verduras. Três vezes por semana, ela participa de atividades físicas na Unidade de Saúde Barigui. “Eu me cuido, a cada três meses me consulto e faço os meus exames. E procuro manter a refeição saudável, gosto de comer bastante salada”, afirmou.

Para a aposentada Josefa Yamada, 69 anos, o dia foi uma oportunidade de reaproximação. “Perdi meu esposo há pouco tempo e meu irmão também. Fiquei meio sem vontade pra fazer as coisas, mas eu reconheço a importância de parar de fumar. Preciso tentar”, disse Josefa, enquanto recebia orientações da odontóloga Wilyana Zanetti sobre os danos do tabagismo.

O programa

O Escute o seu Coração é um programa da Secretaria Municipal da Saúde para prevenir doenças cardiovasculares. O programa também estimula a melhoria de protocolos na atenção ambulatorial básica e especializada, da assistência na urgência e emergência.

O programa tem um portal, o www.curitiba.pr.gov.br/escuteseucoracao, em que os visitantes podem testar comportamentos e identificar o que precisa ou não ser mudado e informar-se sobre um estilo de vida mais saudável.

OS 10 MANDAMENTOS DO CORAÇÃO SAUDÁVEL

1. Evite o cigarro