Crianças, adolescentes e idosos de projetos sociais vão ao circo

circo-tihany

Esta sexta-feira (17/8) foi dia de circo para crianças, adolescentes e idosos que participam de projetos sociais, educativos e preventivos. Eles foram os convidados especiais para assistir uma sessão do Circo Tihany Spetacular, que está em temporada na cidade, no Pinheirão.

O estudante Lucas Renan Ribeiro, 9 anos, estava ansioso pelo espetáculo.”Só quero assistir, me divertir”, disse o estudante da Escola Municipal Santana Mestra, no Campo de Santana. Para o pai do garoto, o professor de Educação Física Fábio Moreira, 34 anos, foi uma oportunidade de fortalecimento vínculo familiar: “As crianças ficam muito voltadas a tecnologias e não aproveitam momentos em família, como este, eu fico muito feliz por hoje,” afirmou.
Além de estudantes da rede municipal de ensino, assistiram ao espetáculo circense crianças e adolescentes dos projetos da Secretaria da Saúde, como o #TamoJunto e o Elos – Construindo Coletivos e o Saúde na Guarda Mirim, voltados à prevenção ao uso de álcool e outras drogas.
“A ideia é aproximar populações vulneráveis do que acontece e existe de lazer pela cidade, dar a essas pessoas a sensação de pertencimento com o município, com a sociedade”, destacou a técnica em prevenção do Departamento de Atenção Primária da Secretaria da Saúde, Fernanda Ricardo.
A aposentada Maria Conceição Alves, 66, ficou encantada com a grandiosidade do espetáculo, que durou mais de duas horas, reunindo números de dança, acrobacia, comicidade e ilusionismo.
Ela participa do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos da Fundação de Ação Social (FAS) e foi uma das idosas convidadas a conhecer o Tihany. “Nunca imaginei que era tão lindo assim. Esse passeio dá mais vida, mais conhecimento, não é sempre que a gente pode fazer uma extravagância dessas. Não sei se algum dia eu ia poder conhecer um lugar assim”, contou.
Já guarda-mirim Kamily Silva dos Santos, 9, estava animada com a diversidade de números que ia assistir, mas não tinha dúvida sobre o seu favorito. “Quero ver o palhaço. Acho palhaços fofinhos”, falou.
Fundado em 1954, o Tihany Spectacular já se apresentou em cerca de 600 cidades espalhadas por 50 países no mundo. A apresentação para os projetos sociais foi resultado de uma parceria entre a Secretaria Municipal da Saúde (SMS), Fundação Cultural de Curitiba (FCC), Secretaria Municipal da Educação (SME), Secretaria Municipal da Defesa Social e Trânsito (SMDS) e Fundação de Ação Social (FAS).