Quarta Cidadã reúne moradores do Boqueirão para cuidar da saúde

bq-coracao

Na manhã desta quarta-feira (19/9), cerca de 300 moradores do bairro Boqueirão participaram da Quarta Cidadã. Esta edição do evento, que é realizado mensalmente na regional, foi voltada para a área da saúde, com ações do programa Escute o Seu Coração, que busca reduzir as mortes por doenças do coração e derrames cerebrais em Curitiba, com o estímulo da adoção de hábitos saudáveis.

A ação aconteceu no ginásio de esportes da Rua da Cidadania Boqueirão e contou com a presença dos grupos de atividades físicas de idosos das unidades de saúde da regional e de estudantes do Colégio Estadual Polivalente. Foram realizadas orientações sobre alimentação saudável e controle do tabagismo, atividades físicas, além de serem oferecidos frutas e sucos naturais aos participantes.

O administrador da Regional Boqueirão, Ricardo Dias, deu as boas-vindas e manifestou a importância dos cuidados preventivos com a saúde. “Muito bom encontrar vocês essa manhã para uma ação tão especial, voltada a práticas saudáveis e cuidados com a saúde”, disse.

A aposentada Geralda Odete Pereira Dias, 69 anos, que está sempre de olho na saúde, aproveitou o evento para fazer ginástica e comer frutas. “Minha saúde é ótima, sempre fiz atividade física e cuido da alimentação. Não tomo remédio nenhum”, conta ela, que é assídua nas atividades físicas do grupo de idosos.

Maria das Dores Bordin, ou Dora, como gosta de ser chamada, de 71 anos, participa sempre de eventos relacionados à saúde. “O meu coração sempre me diz: aproveite muito bem a vida, e eu com certeza estou aproveitando. Não perco nenhum evento”, relatou.

"Essa parceria com a Quarta Cidadã foi muito importante para divulgação das ações do programa Escute o Seu Coração, porque nós conseguimos envolver vários públicos da comunidade", disse a supervisora do Distrito Sanitário do Boqueirão, Deisi Tortelli.

Valorização à vida

Um estande expôs obras de artes realizadas por pacientes do Centro de Atenção Psicossocial (Caps) 3, do Boqueirão. Também foram ofertadas orientações e informações sobre a valorização da vida e os serviços e trabalhos realizados.

Sheila Efigênia da Costa, 34 anos, educadora física, faz acompanhamento pelo Caps para tratamento de transtorno afetivo bipolar. Ela apresentou o estande aos visitantes e contou um pouco sobre sua história. “Hoje estou bem melhor, o tratamento está melhorando muito minha condição, inclusive reduzi a medicação”, contou. “Eu quero deixar um recado para quem estiver passando por alguma situação difícil: não deixe de procurar ajuda e acredite no seu potencial”, complementou Sheila.

Para a promoção do resgate da autoestima o evento ofertou gratuitamente serviços de manicure e cabelo, pela escola do Instituto Embelleze. Também houve sessões de Reiki com o Instituto Flor de Lis. A aposentada Lindamir Sutil, 68 anos, participou. “A gente se sente tão bem, uma calma, uma sensação de alívio”, contou, após a sessão de Reiki.