Jornada apresenta desafios e inovações no cuidado aos idosos

Jornada

O envelhecimento da população traz novos desafios para a rede municipal de saúde pública. Com esta abordagem, nesta terça-feira (02/10) foi realizada a segunda edição da Jornada do Idoso, que discute os avanços científicos e estudos voltados para a área. O evento integra a programação da Semana do Idoso do Hospital Zilda Arns.

“Esse é um momento científico voltado à formação continuada dos nossos colaboradores e também à capacitação de profissionais e estudantes da área da saúde com interesse nesta temática”, detalhou a coordenadora de Ensino e Pesquisa da Fundação Estatal de Atenção Especializada em Saúde de Curitiba (Feaes), Isabel Zanata.

Durante todo o dia foram feitas palestras sobre boas práticas, síndromes geriátricas, cuidados paliativos e ambulatório multiprofissional em gerontologia. “Muito do conhecimento passado aqui quero usar no meu trabalho de conclusão de curso”, contou Solange Costa, técnica de enfermagem da Central de Material e Esterilização do Hospital do Idoso, que também cursa a faculdade de Enfermagem.

Para Jacinta Ferreira, estudante do quarto ano de Psicologia, um dos temas que mais chamou a atenção foi a sessão prática sobre síndromes geriátricas. “Achei muito interessante o impacto da interação medicamentosa no paciente”, descreveu.

Oficinas

A programação da Semana do Idoso continua nesta quarta-feira (3/10). No período da manhã, será feita a oficina de Cuidados Gerontológicos com Estudo de Caso e Abordagens Multiprofissionais, com o uso de bonecos.

À tarde, haverá o treinamento de Comunicação e Empatia, com a utilização de realidade virtual. Os participantes serão “inseridos” numa situação de atendimento, como se fossem pacientes, com o uso dos óculos de realidade virtual. Serão simuladas situações em que o paciente recebe o diagnóstico de câncer, de terminalidade e sequelas de acidente vascular cerebral.

A programação completa está no site www.feaes.curitiba.pr.gov.br. A Semana do Idoso é organizada pela Feaes, em parceria com as secretarias municipais da Saúde; do Esporte, Lazer e Juventude; e do Abastecimento; a Fundação de Ação Social; a Fundação Cultural de Curitiba; e a Administração Regional do Pinheirinho.