Abraço simbólico ao Hospital do Idoso encerra programação

semana-idoso

Para prestar uma homenagem aos idosos de Curitiba, nesta sexta-feira (5/10) um grupo de cem pessoas participou de uma caminhada solidária, saindo da Rua da Cidadania do Pinheirinho com destino ao Hospital do Idoso Zilda Arns (Hiza), no mesmo bairro. Em frente à recepção, elas promoveram um abraço simbólico ao hospital e encerram a programação da Semana do Idoso.

O ato contou com a participação de integrantes dos programas Idoso em Movimento e Escute seu Coração. Uma apresentação de teatro de fantoches, organizada pelos funcionários, relembrou a história dos primeiros pacientes e da criação do Hospital do Idoso. No final, foi servido um lanche saudável.

A diretora executiva do Hospital do Idoso, Keity Daniela Arias, agradeceu o envolvimento de funcionários e voluntários na realização do evento. “É motivador ver a disposição e a alegria de todos vocês mesmo caminhando sob a chuva até o hospital. Sintam-se também todos abraçados pela direção do hospital”, destacou.

Eva Mereci Kendrick, integrante da comissão organizadora, contou que neste ano a programação da semana também teve atividades de lazer e relaxamento para funcionários do hospital. “Pensamos uma semana com muitas atividades, mas queríamos principalmente promover um momento de valorização para nossos colaboradores, cuidar daqueles que cuidam dos nossos pacientes”, comentou.

Durante toda a semana foram realizadas palestras, workshops e exposições voltadas a funcionários, acompanhantes e pacientes. Entre as atividades de lazer, foram oferecidas seções de auriculoterapia, spa day, alongamento e ginástica maluca. Integrando a mostra cultural do evento houve exposição de fotografia, pintura, teatro e coral.

A aposentada Maria da Silva Cassola participou de todo o evento e se surpreendeu com a estrutura do Hospital do Idoso. “Não conhecia o hospital, nem imaginava que era tão grande e organizado”, relatou.

A Semana do Idoso foi organizada pela Feaes, em parceria com as secretarias municipais da Saúde, do Esporte, Lazer e Juventude e do Abastecimento; a Fundação de Ação Social; a Fundação Cultural de Curitiba; e a Administração Regional do Pinheirinho.

Campanha

Durante a semana foi lançada a Campanha Todos Somos o Amor de Alguém, organizada pela Comissão de Humanização com o intuito de sensibilizar o público do compromisso ético e da corresponsabilidade em promover as práticas humanizadas. “O compromisso da humanização no SUS se assenta nos valores de autonomia e protagonismo dos sujeitos”, explicou a presidente interina da Comissão de Humanização, Sandra Pistori.

“Esse é o desafio deste hospital, cuidar dessa população que chega à velhice. E cuidar com excelência, respeito e dignidade”, complementou a diretora técnica do Hospital do Idoso, Cecília Neves de Vasconcelos.