Hospital do Idoso ganha 40 novos voluntários para apoiar pacientes

voluntario

O Hospital do Idoso Zilda Arns, no Pinheirinho, ganhou nesta segunda-feira (5/11) 40 novos voluntários, que vão auxiliar atividades de apoio aos pacientes internados e familiares. Eles se somam aos outros 53 voluntários que atuam de segunda a sexta-feira em funções de recepção, acolhedor, visita solidária, acompanhante solidário e capelania.

Ubaldo Matias Passos Junior, 28 anos, é encarregado de empresa de segurança e um dos novos colaboradores. Vai oferecer quatro horas semanais do seu tempo na recepção do hospital.

 

No primeiro dia, Ubaldo participou, com os demais colegas, das atividades de integração, em que foram apresentados às rotinas e cuidados no ambiente hospitalar. “Tive ótimas primeiras impressões. Os profissionais esclareceram muitas dúvidas, mostrando que vamos fazer um trabalho sério”, disse.

Os participantes foram selecionados entre 130 candidatos inscritos, após assistirem a uma palestra sobre trabalho voluntário e uma entrevista com assistente social. A pedagoga aposentada Ana Maria Nóbrega, 62 anos, soube do processo seletivo por uma emissora de rádio. O que a inspirou a colaborar foi a experiência no cuidado quando a mãe, Wanda, adoeceu. “Eu não tinha ideia do quanto uma pessoa mais velha doente exigia atenção. Depois da morte dela, decidi ajudar outras pessoas na mesma situação”, falou.

Esta foi a terceira seleção realizada pelo Programa de Voluntários do Hospital do Idoso, que celebrou um ano de atividades em agosto e já capacitou 120 pessoas.

Padrinhos

Os voluntários “veteranos” recepcionaram os novos colegas e vão atuar como padrinhos dos novatos até que eles se sintam habilitados a atuar sozinhos. Voluntária há cinco meses, a fotógrafa Leni Budni Gomes, 58 anos, contou a quem está chegando a realização pessoal na atenção aos idosos. “Fazemos pequenos gestos por eles que são de grande valia. E a retribuição é enorme, vem em sorrisos”, destaca.

O projeto de voluntariado nasceu de demandas identificadas pelo Setor de Serviço Social do hospital para valorizar o relacionamento humano. “O voluntário contribui com o processo de humanização hospitalar por ampliar o contato cordial aos pacientes e acompanhantes”, explica a coordenadora de Voluntariado, Valéria Azevedo.

O Hospital do Idoso Zilda Arns completou seis anos em março e é financiado pela Prefeitura de Curitiba e gerenciado pela Fundação Estatal de Atenção Especializada em Saúde de Curitiba (Feaes).