Chefes de unidades concluem curso de gestão em saúde do SUS

encerramento-SMSChefes de unidades concluem curso de gestão em saúde do SUS

O prefeito Rafael Greca participou, nesta sexta-feira (30/11), da cerimônia de encerramento do curso de “Especialização em Gestão do SUS: Atenção Primária à Saúde”, no Salão de Atos do Parque Barigui. Ao todo, 116 autoridades sanitárias locais das unidades básicas de saúde e centro de especialidades participaram do curso de especialização, promovido pela Secretaria Municipal da Saúde de Curitiba (SMS), em parceria com o Instituto Municipal de Administração Pública (Imap).

Estes servidores são os responsáveis pela gestão de cada um destes equipamentos. Com o curso, iniciado em março, no mês do aniversário de Curitiba, a Secretaria Municipal da Saúde buscou aprimorar as capacidades destes profissionais para o exercício da gestão do SUS Curitiba.

“É uma grande alegria estar aqui nesta conclusão de curso de gestão do sistema único de saúde em busca de excelência de atendimento para o nosso povo”, disse o prefeito Rafael Greca.

A secretária municipal da Saúde, Márcia Huçulak, destacou a importância da visão de longo prazo e da profissionalização da gestão. “Para isso é importante investir no processo de formação das pessoas e trabalhar o empoderamento das pessoas”, afirmou.

“É importante investir na melhoria da gestão pública, da administração pública, para dar uma resposta rápida aos cidadãos”, complementou o presidente do Imap, Alexandre Oliveira. A cerimônia de encerramento do curso também contou com a presença do coordenador do Centro de Educação em Saúde da SMS, Antônio Dercy Silveira Filho.

Diego Spinoza, orador da turma, representou os alunos. O curso foi composto por 384 horas presenciais ao longo de dez meses. Foram dez disciplinas, divididas em três módulos. Os alunos ainda precisam finalizar o trabalho de conclusão de curso até o dia 17 de dezembro. Os participantes aprovados serão certificados pelo Imap, como especialistas em gestão do SUS.

Balanço

Durante a tarde desta sexta-feira (30/11), a SMS realizou ainda, no Salão de Atos do Parque Barigui, o evento de encerramento de 2018 e de perspectivas para o próximo ano. Estiveram reunidas quase 200 pessoas, entre superintendentes, diretores, supervisores, assessores, coordenadores, autoridades sanitárias locais, chefias de núcleo e chefias de serviço.

O corpo gerencial, durante o evento, analisou os indicadores de saúde do ano e relembrou os destaques e avanços em relação ao mapa estratégico traçado no início da gestão. As equipes puderam compartilhar experiências e boas práticas aplicadas durante 2018. A secretária de saúde também abordou as principais estratégias para 2019.

“Ter projeto é olhar para frente. Vamos focar na atenção primária e na padronização do atendimento das unidades de saúde, em busca da excelência dos serviços”, disse Márcia.

O evento contou também com uma palestra de Renê Santos, do Conselho Nacional de Secretários de Saúde. Santos abordou a situação atual da saúde pública no Brasil e do Paraná e as perspectivas para os próximos anos.