Índice de infestação do Aedes aegypti fica em 0% na cidade

0712 resultado liraa

No segundo ano em que a Prefeitura investe nas ações do Programa Curitiba Sem Mosquito, a cidade segue com o índice de 0% de infestação por dengue. Esse foi o resultado obtido no segundo Levantamento Rápido de Índice para Aedes aegypti (LIRAa) de 2018, feito pela Secretaria Municipal da Saúde (SMS).

No último levantamento, realizado em novembro, foram vistoriados 22,6 mil imóveis na cidade, entre residências, estabelecimentos comerciais, terrenos baldios e equipamentos públicos. Foram quatro ações do gênero neste ano e em todas o índice de infestação foi de 0%.

O LIRAa é uma ferramenta recomendada pelo Ministério da Saúde e apresenta a distribuição da infestação por tipo de criadouro nas diferentes regiões do município. Com os resultados, a Prefeitura consegue direcionar ações de combate ao mosquito.

Papel do cidadão
É muito importante a colaboração da população em receber os Agentes de Combate a Endemias que fazem as visitas aos imóveis. “Os agentes trabalham uniformizados e identificados por crachá, garantindo a segurança de quem os recebe”, explica a coordenadora do Programa Municipal de Controle do Aedes, Tatiana Faraco. Neste último levantamento, 1.976 pessoas não autorizaram a entrada.

O LIRAa é uma das ações do Programa Municipal de Controle do Aedes – Curitiba Sem Mosquito. Entre eles, estão as vistorias de casa em casa, a coleta de entulhos do programa Curitiba Sem Mosquito e ações pedagógicas de conscientização de combate ao Aedes.

“Todo esse trabalho é importante, mas é fundamental que a população, semanalmente, faça a vistoria em suas residências de locais que possam acumular água parada”, destaca Tatiana.

Entulho recolhido
Neste ano, em ação nas residências e logradouros públicos, a Secretaria Municipal do Meio Ambiente retirou mais de mil toneladas (1.010.488 kg) de entulho e lixo nas regionais Bairro Novo, Boa Vista, Boqueirão, Cajuru, CIC, Pinheirinho, Portão, Tatuquara e Matriz.

No ano passado, o Curitiba Sem Mosquito coletou 1.030.873 kg de resíduos que foram em 13 etapas da ação, o que contribuiu para que a cidade siga com índice zero de infestação do mosquito.