Saúde de Curitiba convoca a população a vistoriar casa e quintais no combate à dengue

Check list dengue

Além de aproveitar o tempo livre em atividades de lazer, essenciais para manter saúde física e mental, a Secretaria Municipal da Saúde (SMS) de Curitiba pede à população que reserve parte do fim de semana e do feriado de Páscoa para o combate à dengue em casa. O lembrete da tarefa foi enviado a todos os usuários que têm o aplicativo Saúde Já Curitiba, com o check list da Dengue.

“Com apenas 10 minutos por semana é possível eliminar possíveis criadouros do mosquito transmissor da dengue. Vamos unir a família e a comunidade nessa função. Se cada um fizer sua parte, todos saímos vitoriosos”, diz a secretária municipal da Saúde, Beatriz Battistella.

A vistoria semanal em busca de recipientes que podem acumular água e se tornarem criadouros é a melhor forma de combate ao mosquito transmissor da dengue, zika e chikungunya. Isso porque o ciclo de reprodução, entre ovo, larva e mosquito alado, é de cerca de sete dias. A condição climática também favorece a reprodução do mosquito. Dias quentes e com grande volume de chuva são o ambiente ideal para a proliferação.

Novos equipamentos vão reforçar atendimento de urgência e emergência em Curitiba

As Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) de Curitiba passarão a contar com mais 13 cardioversores e quatro aparelhos de raio-x adquiridos pela Secretaria Municipal da Saúde com recursos oriundos de emendas parlamentares federais. No total, foram aplicados R$ 296 mil na compra dos equipamentos.

“O atendimento de urgência e emergência demanda a utilização de aparelhos que podem ser decisivos na estabilização do paciente. Esses equipamentos são essenciais para nossas UPAs”, disse a secretária Municipal da Saúde, Beatriz Battistella, que agradeceu a destinação de recursos dos parlamentares federais à Saúde de Curitiba.

Os cardioversores com monitor acoplado são aparelhos de alta complexidade, utilizados no atendimento de pacientes com necessidade de monitorização cardíaca. Sua função é monitorar a saturação do oxigênio e pressão arterial em situações em que o coração pulsa de forma acelerada ou em um ritmo irregular.

Os equipamentos serão instalados nas UPAs de Curitiba nesta semana e utilizados imediatamente no atendimento aos pacientes.

Famílias atualizam o reforço da vacina anticovid bivalente antes das festas de fim de ano

bivalente-reforco

Desde que foi liberada a segunda dose de reforço da vacina anticovid bivalente para pessoas com 60 anos ou mais e imunocomprometidos com 12 anos ou mais, na sexta-feira, 8 de dezembro, o movimento nas unidades de saúde em busca da imunização tem sido constante. Em quatro dias, foram aplicadas quase 9 mil doses no público alvo definido pelo Ministério da Saúde.

“Esta é mais uma oportunidade de reforçar a proteção contra a covid com uma vacina atualizada, chamada de segunda geração do imunizante. Devemos confiar na ciência e nos manter protegidos para garantir muitos abraços e beijos durante as festas de fim de ano”, recomenda a secretária municipal da Saúde, Beatriz Battistella.

O casal Jairo e Maria de Fátima Tecchio, ambos de 66 anos, estava feliz por poder mais uma vez atualizar o esquema vacinal e se preparar para reencontrar a família.

“Nós cuidamos da nossa saúde e também protegemos aqueles que não querem se vacinar, mesmo pessoas da família”, disse Jairo. “A vacina não tem contraindicação, só coisas boas”, ressaltou Maria de Fátima.

Com mensagem de Greca, plenária gerencial destaca conquistas e desafios da Saúde de Curitiba

Plenária2

Com a equipe gerencial da Secretaria Municipal da Saúde (SMS) e da Fundação de Atenção à Saúde (Feas) reunida, cerca de 300 profissionais, a tarde de sexta-feira (8/12) foi o momento de a secretária Beatriz Battistella fazer o balanço das ações realizadas em 2023 e o planejamento do próximo ano. O prefeito Rafael Greca enviou mensagem gravada agradecendo o trabalho da saúde.

“Eu quero deixar o meu coração com toda a equipe de saúde pública de Curitiba, desse SUS Curitibano que eu tenho tanto orgulho”, disse Greca em sua mensagem de encerramento de 2023.

“A saúde pública de Curitiba é alegria para o meu coração de prefeito, orgulho da cidade, orgulho do Paraná e referência no Brasil. Um feliz e abençoado Natal para todos e todas, para todas as famílias e todos os curitibinhas da grande família que faz sorrir ainda mais Curitiba através do serviço de saúde!” finalizou Greca.

Em 2023, mais de mil autotestes de HIV foram realizados em Curitiba

Em 2023 mais de mil autotestes de HIV foram realizados em Curitiba

Para facilitar a realização de testes de HIV, preservando a identidade das pessoas, Curitiba tem oferecido a opção dos autotestes, que podem ser enviados pelos correios ou retirados no armário digital, instalado no bloco estadual da Rodoferroviária. Em 2023, no período de janeiro até 22 de novembro, foram enviados 863 autotestes por correio e 160 foram retirados no armário digital.

A estratégia faz parte do projeto A Hora é Agora, disponível em Curitiba desde 2014, e que tem o objetivo de ampliar o acesso à testagem e diagnóstico precoce do HIV.

“O objetivo é fazer o diagnóstico para iniciar o tratamento o quanto antes, para benefício da pessoa e também para evitar a transmissão”, explica a coordenadora municipal de DST/Aids e Hepatites Virais, Liza Bueno Rosso.

Projeto

O projeto “A Hora é Agora” é uma parceria entre a Secretaria Municipal da Saúde (SMS), o departamento de DST/AIDS e Hepatites Virais do Ministério da Saúde, a Fundação Oswaldo Cruz e o Centro de Controle e Prevenção de Doenças dos Estados Unidos (CDC).

São disponibilizados autotestes para a detecção do HIV de maneira simples, sem a necessidade de identificação do cidadão. Essa oferta busca promover uma testagem mais acessível, fortalecendo os esforços contínuos de Curitiba no enfrentamento dos desafios relacionados a doenças sexualmente transmissíveis.