Hospital do Idoso promove Seminário de Cuidados Paliativos

Aumentar o conforto e a qualidade de vida de pacientes idosos quando não há mais possibilidade de cura, respeitando as decisões do doente e dos familiares sobre o tratamento são abordagens que integram o modelo de cuidados paliativos na assistência à saúde. O assunto será tema de seminário no próximo sábado (23) – no auditório do Hospital do Idoso Zilda Arns (Hiza), no Pinheirinho – e abre a programação da Semana do Idoso.

“Não se trata de interromper o tratamento, mas desenvolver um plano de cuidados que atenda às vontades do paciente, com respeito e dignidade”, explica a diretora técnica do Hospital do Idoso, Cecília Neves Vasconcelos. “Se o desejo da família, por exemplo, é continuar o cuidado em casa, uma comissão multidisciplinar se reúne para possibilitar isso”, detalha.

No Hiza, as decisões são registradas em prontuário e os familiares assinam um documento de conformidade. “É importante que exista a uniformização da conduta em toda a rede para que da próxima vez que este paciente buscar o serviço de saúde, as decisões sejam estendidas para esse atendimento”, analisa Cecília.

A diretora conta que está sendo desenvolvida, junto com a Secretaria Municipal da Saúde, uma ferramenta que disponibilize a informação de que este paciente está em cuidados paliativos no e-Saúde [prontuário eletrônico municipal].

Durante o seminário serão discutidos os instrumentos de identificação dos pacientes no modelo de cuidados paliativos, bioética, além da apresentação do fluxo de decisões nas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) e o Hospital do Idoso.

O seminário tem vagas limitadas e é voltado aos funcionários da Secretaria Municipal da Saúde e da Fundação Estatal de Atenção Especializada em Saúde de Curitiba (Feaes). As inscrições são gratuitas e podem ser feitas no local, a partir das 8h30.

Semana do Idoso

Para comemorar o Dia Mundial do Idoso (1º de outubro), a Prefeitura de Curitiba realiza uma série de eventos voltados aos servidores e também à comunidade. Serão palestras sobre autoestima, domínio do equilíbrio, aulas abertas de Zumba, alongamento e ginástica funcional, além de diversas apresentações culturais.

As atividades estão sendo organizadas pela Feaes em parceria com a Secretaria Municipal da Saúde, Secretaria Municipal do Esporte Lazer e Juventude (Smelj), Fundação de Assistência Social (FAS), Fundação Cultural de Curitiba (FCC) e Administração da Regional do Pinheirinho.