Semana do Idoso discute qualidade de vida e envelhecimento

A partir desta segunda-feira (25/9), a Prefeitura inicia as atividades da Semana do Idoso, eventos voltados à comunidade para a promoção do envelhecimento com qualidade de vida. Serão palestras sobre autoestima, domínio do equilíbrio, passeios, atividades físicas e apresentações culturais, que vão até o dia 3 de outubro em diversos pontos da cidade.

As ações são promovidas pela Fundação Estatal de Atenção Especializada de Saúde de Curitiba (Feaes) em parceria com as secretarias municipais da Saúde e do Esporte Lazer e Juventude, a Fundação de Assistência Social (FAS), Fundação Cultural de Curitiba (FCC) e Administração da Regional do Pinheirinho.Confira a programação completa aqui

A Semana do Idoso é uma extensão do Dia Nacional do Idoso, comemorado em 1 de outubro.

Além das atividades para a comunidade, haverá eventos de capacitação e debate para profissionais da saúde, como a 1ª Jornada Interdisciplinar em Saúde do Idoso (3/10) e o 2º Simpósio de Fisioterapia da Feaes (7/10).

“Promover ações para o idoso e discutir o envelhecimento com qualidade é essencial para Curitiba, visto que é uma população que tende a crescer nas próximas décadas. Precisamos estar preparados para atender essa nova demanda”, destaca a diretora geral da Feaes, Adriana Moreira Kraft.

O envelhecimento da população é uma realidade: no Paraná, a expectativa de vida atualmente é de 76,2 anos, doze anos a mais que na década de 1980, quando a média de tempo de vida da população era de 64 anos.

A abertura oficial do evento será nesta quarta-feira (27/9), às 14h30, no auditório do Hospital do Idoso, com a apresentação do Grupo de Teatro Uva Passa.

Eva Mereci Kendrick, que integra a comissão de organização da Semana do Idoso, conta que o plano inicial era centralizar as ações no Hospital do Idoso Zilda Arns. “O contato com os demais parceiros permitiu a elaboração de um evento mais amplo. Toda a programação foi realizada em conjunto com as demais secretarias e setores envolvidos para que alcançássemos o maior número de pessoas”, explica.

O Dia Nacional do Idoso é comemorado em 1 de outubro, conforme a Lei 11.433/2006. A escolha da data é em referência ao dia em que foi promulgado o Estatuto do Idoso (Lei 10.741/2003), em 1º de outubro de 2003. Até então, a data destinada à realização e divulgação de eventos que valorizam o idoso na sociedade era 27 de setembro.

Unidades de Saúde
As atividades em comemoração ao Dia do Idoso também se estendem às Unidades de Saúde. No Posto da Ouvidor Pardinho serão realizadas atividades culturais e educativas. Na quinta-feira (28), haverá roda de conversa a partir das 14h. Na sexta (29), os alunos de Fisioterapia e Estética e Cosmética da Faculdade Uniandrade realizam o Dia da Beleza, com massagem, auriculoterapia, avaliação postural, entre outros serviços. No mesmo dia será realizado um passeio ao Canal da Música. E no Dia do Idoso (1º) será realizada caminhada, saindo da Praça Ouvidor.

No Distrito Tatuquara, nesta segunda-feira (25/9), a Semana do Idoso organizada SMS, SMELJ, FCC, Ceasa e FAS, teve atividades no Clube da Gente (Rua Jovenilson Américo de Oliveirea, 1001), como a palestra com o médico geriatra do Hospital do Idoso Clovis Cechinel, palestras motivacionais e de alimentação saudáveis. Nesta terça-feira (26/9), é dia de gincana esportiva com atividades adaptadas, no Colégio Estadual Santa Rita , a partir das 14h30. Na quarta-feira (27/9), no Clube da Gente, a programação de palestras e oficinas vai das 14h às 16h30 e fala sobre doação de órgãos e Estatuto do Idoso. Na quinta-feira, o destaque é o Baile do Idoso e, na sexta, haverá avaliações auditivas, nutricionão e de prevenção de quedas.