Aos 10 anos, Manoela ensina família e amigos a cuidar da saúde

0306 manuela

“É importante fazer atividade física, cuidar do stress do dia a dia, ter hora para ir dormir”. A frase bem poderia ser uma recomendação médica, mas é recitada corretamente pela estudante Manuela Lima, 10 anos. Ela aprendeu as dicas de como cuidar do coração ao ler o folder do Programa Escute o Seu Coração, lançado pela Secretaria Municipal da Saúde há um mês, em 3 de maio.

Interessada em tudo que se relaciona a temas da saúde, ela decidiu passar os conhecimentos para manter o coração saudável adiante: em casa, espalhou bilhetinhos pela casa sobre como melhorar os hábitos da família. Entre as mensagens, ordens para todos se exercitarem e ingerir mais água.

O material de divulgação do Escute o Seu Coração foi parar nas mãos da garota porque a mãe dela, Livia Oliveira Fernandes Nonato, é a chefe da Unidade de Saúde Capanema, e estava no lançamento do programa, que contou com a presença do prefeito Rafael Greca. “Levei alguns folders para casa, pensando em ter material para levar ao posto já no dia seguinte, nunca imaginei que ia servir de motivação para a Manuela”, conta.

A menina diz considerar as recomendações fáceis de serem seguidas. Ela levou o folder para os amigos da escola e sua professora, do 5º ano. "Os pais têm preocupação com a saúde dos filhos e os filhos também se preocupam com a saúde dos pais e vão ficar orgulhosos em ouvir essas dicas”, diz Manuela.

Em casa, faz alongamentos com a mãe e o pai incentiva refeições sem gordura ou refrigerantes. “Ele também me leva ao parque para andar de patins”, fala. Livia, a mãe, desconfia que parte do interesse pelo tema tenha surgido porque a avó materna de Manuela já sofreu um ataque cardíaco. “Somos exemplos para as crianças e quando elas nos pedem uma melhora de comportamento, é muito difícil não tentar com empenho”, conta a mãe.

O programa

O Escute o seu coração é um da Prefeitura Municipal de Curitiba que pretende cuidar do coração dos curitibanos ao criar uma linha de cuidado especial, estimulando estilos de vida saudáveis e a promoção da saúde, a prevenção de doenças cardiovasculares, a melhoria de protocolos na atenção ambulatorial básica e especializada e da assistência na urgência e emergência, garantindo que o paciente esteja no local certo, no momento correto.

É uma iniciativa intersetorial, que inclui a capacitação das equipes nos postos de saúde e de pronto-atendimento, revisão de protocolos assistenciais, painéis de monitoramento de indicadores estratégicos, campanhas de mídia, articulação com prestadores.

Também foi criado um portal, http://www.curitiba.pr.gov.br/escuteseucoracao, em que os visitantes podem testar comportamentos e identificar o que precisa ou não ser mudado e informar-se sobre um estilo de vida mais saudável.

OS 10 MANDAMENTOS DO CORAÇÃO SAUDÁVEL
1. Evite o cigarro