Campanha de vacinação contra sarampo e polio entra na última semana

Vacina.Final

A Campanha Nacional de Vacinação contra Sarampo e Poliomielite entra na última semana, com data de encerramento marcada para esta sexta-feira (14/9). Até lá, 110 unidades básicas de saúde em Curitiba vão vacinar crianças de 12 meses a 5 anos incompletos de forma indiscriminada, ou seja, mesmo aquelas que estão com o esquema vacinal completo.

Para saber o horário de funcionamentos das unidades é só acessar este link. É preciso apresentar um documento de identificação e é recomendável levar a carteira de vacinação.

Em Curitiba, a cobertura das vacinas tríplice viral (que protege contra sarampo, rubéola e caxumba) e da poliomielite são altas – 96% e 93% em 2018, respectivamente. Mas a meta da campanha – de 95% – ainda não foi alcançada.

A capital tem 87.552 crianças na faixa etária de 1 ano a menores de 5 anos, público-alvo da ação. Desde o início da campanha, em 6 de agosto, 88% (77.075) foram vacinadas contra poliomielite e 82,3% (72.074) contra sarampo.

Estratégia

A estratégia do Ministério da Saúde de vacinar de forma indiscriminada, ou seja, mesmo quem está com o esquema vacinal completo, está sendo adotada por conta da situação epidemiológica que vive o país, com surtos de sarampo, em Roraima e no Amazonas, além de casos isolados em São Paulo, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Rondônia, Pernambuco e Pará. De acordo com o Ministério da Saúde, 312 municípios brasileiros estão com cobertura abaixo de 50% para a poliomielite.

Segundo especialistas, uma pequena parcela de crianças não desenvolve a imunidade, mesmo após as doses regulares do esquema vacinal. No caso do sarampo, estima-se que isso gire em torno de 2% a 5%.

“Em um momento de surto no país, esse percentual pode atingir muitas crianças. Por isso, é importante, mantermos a nossa cobertura alta, para que a nossa população fique mais protegida. Então, pais e responsáveis por crianças nesta faixa etária, que ainda não foram vacinadas durante a campanha, devem procurar uma unidade de saúde até sexta-feira, mesmo que o esquema vacinal esteja completo”, explica o diretor do Centro de Epidemiologia da Secretaria Municipal da Saúde de Curitiba, Alcides Oliveira.