Hospital Zilda Arns lança campanha sobre cuidados e respeito com os idosos

semana-idoso-abertura-prefeito

O Hospital do Idoso Zilda Arns lançou, nesta segunda-feira (1º/10), a campanha de humanização “Todos somos o amor de alguém”. O evento marcou o início da Semana do Idoso que a instituição promove até sexta-feira (5/10). A data de lançamento foi escolhida em comemoração ao Dia Mundial do Idoso, celebrado nesta segunda-feira, dia 1º de outubro.

O prefeito Rafael Greca e a secretária municipal da saúde de Curitiba participaram da solenidade. “Essa visão que todos têm um amor é muito necessária e faz bem ao meu coração”, destacou o prefeito.

Durante o evento, Greca citou o exemplo do Papa João Paulo II, que optou por não esconder sua debilidade física, com o avanço da doença de Parkinson. “O Papa a todos ensinou a paciência com quem sofre ou está para morrer”, descreveu. “Essa visão de manter viva a esperança na vida até o último momento é a visão da imortalidade que se abriga no coração humano, por isso é com alegria que saudamos a iniciativa do hospital”, completou.

A campanha do Hospital do Idoso tem o intuito de promover ações de humanização, buscando sensibilizar seu público do compromisso ético e da corresponsabilidade em promover as práticas humanizadas. “O compromisso da humanização no SUS se assenta nos valores de autonomia e protagonismo dos sujeitos”, explicou a presidente interina da Comissão de Humanização, Sandra Pistori.

“Esse é o desafio deste hospital, cuidar dessa população que chega à velhice. E cuidar com excelência, respeito e dignidade”, complementou a diretora técnica do Hospital do Idoso, Cecília Neves de Vasconcelos.

Programação

Durante toda a Semana do Idoso serão realizadas palestras, workshops, exposições voltadas a funcionários, acompanhantes e pacientes. Também estão programadas atividades de lazer e relaxamento para os participantes, com auriculoterapia, spa day, alongamento e ginástica maluca. Integrando a mostra cultural do evento haverá exposição de fotografia, pintura, teatro e coral.

Na terça-feira (2/10), acontecerá a segunda edição da Jornada Interdisciplinar em Saúde do Idoso. Com tema Práticas e Desafios Atuais do Envelhecer, serão discutidos os avanços científicos e estudos voltados para a área da saúde. Das 8h às 18h serão realizados debates sobre boas práticas, síndromes geriátricas, cuidados paliativos e ambulatório multiprofissional em gerontologia.

“É o momento científico voltado à formação continuada dos nossos colaboradores e também à capacitação de profissionais e estudantes da área da saúde com interesse nesta temática”, detalhou a coordenadora de Ensino e Pesquisa da Fundação Estatal de Atenção Especializada em Saúde de Curitiba (Feaes), Isabel Zanata.

Na quarta-feira (3/10), pela manhã, será realizada a oficina de Cuidados Básicos Gerontológicos, com simulação em bonecos. No período da tarde acontece a oficina de empatia e comunicação, com uso de realidade virtual.

Na sexta-feira (5/10), dia do encerramento da Semana do Idoso, está prevista uma caminhada com abraço simbólico ao Hospital Zilda Arns, saindo da Rua da Cidadania do Pinheirinho, às 9h.

Para conferir a programação completa acesse o site www.feaes.curitiba.pr.gov.br. A Semana do Idoso está sendo organizada pela Feaes, em parceria com a Secretaria Municipal da Saúde; a Secretaria Municipal do Esporte, Lazer e Juventude; a Secretaria Municipal do Abastecimento; a Fundação de Ação Social; a Fundação Cultural de Curitiba e a Administração Regional do Pinheirinho.

Presenças

O evento contou com a presença do presidente do Conselho Estadual do Idoso, Leandro Muller; da diretora geral da Feaes, Adriana Moreira Kraft; da presidente da Fundação de Assistência Social de Curitiba (FAS), Elenice Malzoni; do administrador Regional do Pinheirinho, Reinaldo Boaron; representantes do Conselho Municipal da Saúde e do Conselho Curador da Feaes e vereadores.