Voluntários do Hospital do Idoso lançam campanha Árvore Solidária

Natal Hiza

O Hospital do Idoso Zilda Arns (Hiza), no Pinheirinho, iniciou nesta semana a campanha Árvore Solidária, de arrecadação de produtos de higiene pessoal para os pacientes carentes internados. A ação é organizada anualmente pela equipe de Voluntariado e faz parte da programação de final de ano da instituição.

Foram montadas dez árvores natalinas dentro hospital. Os enfeites, feitos pelo grupo de voluntários do Hiza, são lembranças para quem quiser colaborar e cada um contém uma sugestão de doação. Entre as opções, estão meias, chinelos de borracha, hidratantes, sabonetes líquidos, escovas e pastas de dentes, enxaguante bucal, barbeador descartável e fraldas geriátricas.

Os enfeites podem ser retirados por qualquer pessoa e a doação deve ser entregue até dia 20 de dezembro, na sala do Voluntariado do Hospital. “Nossa expectativa é a de superarmos a quantia arrecadada em anos anteriores, para também presentear os idosos que forem atendidos na Emergência nos dias de Natal e Ano Novo”, conta a coordenadora do Programa de Voluntariado Valéria Azevedo. No ano passado, foram entregues 130 kits aos pacientes, montados com os produtos doados.

Este ano, as doações serão entregues aos pacientes na manhã do dia 21 de dezembro, com a presença dos Tutores do Riso, grupo de voluntários que reúne profissionais e estudantes da área da saúde que atua no hospital mensalmente.

Decoração e programação natalina
Quem visitar o Hospital do Idoso nas próximas semanas vai ver a decoração especial que setores como Ambulatório, Enfermarias, Centro de Imagens e Recepção receberam para o Natal, feita pelos voluntários.

Entre os itens decorativos, está um presépio, doado pela voluntária e empresária Sônia Regina Kusma Cardoso. “É algo que simboliza o amor e a esperança. Acredito que pode trazer conforto e alegria para aqueles que estão passando um momento de doença e dor”, diz Sônia, que trabalha com a montagem desses cenários em igrejas e lojas há três décadas.

Além da campanha Árvore Solidária, o Hospital do Idoso Zilda Arns terá outros eventos para celebrar o natal, voltados para funcionários do hospital, pacientes e seus familiares acompanhantes.

Veja como vai ser a programação

No dia 6/12, às 10h, será realizado o culto ecumênico especial de Natal, com a apresentação do Coral Vozes da Consolação da Igreja Luterana. Às 15 horas, haverá a Cantata de Natal de violino e violão, com os alunos dos cursos autossustentáveis do Núcleo Regional da FCC e Escola Arte e Cultura Curitiba, da Regional Pinheirinho.

No sábado, 8/12, às 14h, o Hospital do Idoso recebe a visita do grupo de jovens católicos (Mini TLC – Treinamento de Lideranças Cristãs).

Na semana seguinte, 15/12, às 15h, no auditório, haverá a Audição de Natal, com os alunos dos cursos da Escola Arte e Cultura Curitiba.

No dia 20/12, o Grupo Amigo Bicho, que realiza terapias assistidas com animais, fará uma apresentação especial de Natal, a partir das 15h.