Sexta-feira é dia de prevenção da saúde do homem na Boca Maldita

saude-homem

Ponto de encontro tradicional dos cavalheiros curitibanos, a Boca Maldita terá como assunto do dia nesta nesta sexta-feira (23/11) a saúde do homem. O lugar foi escolhido pela Secretaria Municipal da Saúde (SMS) para divulgar serviços e orientações de prevenção a doenças, em especial, do câncer de próstata. A ação é um alerta para a falta de cuidados dos homens para prevenir doenças e só procurar auxílio quando há sintomas críticos.

Durante todo o dia, entre as 10h e 16h, profissionais de saúde vão ofertar, gratuitamente, serviços como a aferição da pressão arterial, orientações de controle do tabagismo e do peso, cuidados da saúde no trabalho, atividade física e saúde bucal a quem tiver passando pela Boca Maldita.

“Prevalece no Brasil a cultura da masculinidade hegemônica, em que o homem ainda se vê como indestrutível. Pedir ajuda, nesse caso, seria sinal de fraqueza”, diz o coordenador da Saúde do Homem da SMS, Homero Luis de Aquino Palma. “Temos o desafio justamente de mostrar que é o contrário: a força está em quem sabe se preservar. Para isso, oferecemos o apoio nas nossas 111 unidades de saúde, com profissionais capacitados para evitar doenças”.

Novembro Azul
O evento na Boca Maldita, em parceria com a Secretaria Estadual da Saúde (Sesa), levará para o calçadão alguns dos serviços prestados nos postos de saúde. O Novembro Azul é motivado pelo Dia Mundial do Câncer de Próstata (17 de novembro). A preocupação, contudo, não se restringe apenas à doença, mas à saúde global do homem, uma vez que as principais causas de mortalidade masculina são outras.

No Brasil, o que mais mata a população masculina entre os 20 e 59 anos são causas externas, como agressões e acidentes de veículos, que correspondem a 36,4% dos óbitos. Em seguida, vêm as doenças do aparelho circulatório (17,7% das mortes).

Nesse contexto, o câncer, em suas diferentes formas, aparece em terceiro lugar no ranking. O de próstata, em específico, é a 12ª causa de morte por câncer entre homens de até 59 anos, com aumento de sua incidência a partir dos 60 anos.

Escute o Seu Coração
Para ampliar na população masculina o hábito autocuidado, a Prefeitura criou uma Coordenação da Saúde do Homem na SMS. O objetivo é melhorar a qualidade de vida e reduzir os índices de óbitos na faixa etária de 20 a 59 anos nas causas mais comuns.

O programa Escute o Seu Coração, lançado em maio pela SMS, é uma das ações importantes neste contexto com várias ações para prevenir doenças do sistema cardiocirculatório, como os infartos e os acidentes vasculares cerebrais (AVCs).Tabagismo, obesidade, pressão e colesterol altos, estresse são algumas das situações que têm tratamento ofertado nos postos de saúde pelo programa.

Pelo site do programa - www.curitiba.pr.gov.br/escuteseucoracao - os visitantes podem testar comportamentos e identificar o que pode ser melhorado para um estilo de vida mais saudável.