Programa Mulher Curitibana

Objetivo do Programa
Desenvolver ações de prevenção e controle de doenças crônicas nas mulheres curitibanas com especial atenção ao câncer de mama

Público alvo     
Mulheres na faixa etária acima de 50 anos.

Início do Programa         
O câncer de mama é a neoplasia de maior incidência e maior mortalidade entre as mulheres curitibanas. Hoje sabe-se que é possível reduzir a mortalidade por câncer de mama através do diagnóstico precoce, por meio da realização da mamografia de rastreamento e da oferta de tratamento adequado. Sabe-se também que fazendo exames periódicos e adotando hábitos de vida saudáveis, é possível prevenir ou controlar a maioria das doenças e prolongar a vida com qualidade. Por isso a Secretaria Municipal de Saúde de Curitiba criou o Programa Mulher Curitibana, lançado em 19 de novembro de 2009.

O Programa Mulher Curitibana oferece para as mulheres acima de 50 anos, residentes em Curitiba e usuárias de nossas Unidades Básicas de Saúde, um convite para uma avaliação de sua saúde, que inclui entre outros a solicitação de mamografia de rastreamento. Através de um relatório mensal informatizado são identificadas as mulheres acima de 50 anos de idade com cadastro nas Unidades Básicas de Saúde, que farão aniversário no mês subsequente e que não realizaram mamografia e ou  exame preventivo do câncer de colo de útero nos últimos 2 anos . Estas mulheres recebem convites entregues nas suas casas por um agente comunitário de saúde, para que compareçam na Unidade de Saúde. Os exames são agendados com rapidez.

Além de organizar o processo de rastreamento mamográfico para câncer de mama, o programa também inclui ações de prevenção e controle para o câncer de colo uterino, saúde bucal, doenças cardiovasculares, doenças sexualmente transmissíveis e outras patologias da mulher adulta e idosa com ações de promoção, prevenção e diagnóstico precoce, incluindo orientações para atividade física, alimentação saudável, prevenção de osteoporose, controle de peso, entre outras. Solicitação de glicemia e colesterol, oferta de exame para detecção do HIV também fazem parte das ações preconizadas pelo Programa Mulher Curitibana.

Se você tem mais de 50 anos, participe do Programa Mulher Curitibana. Procure a Unidade Básica de Saúde mais próxima de sua casa e você receberá a Caderneta de Saúde da Mulher Curitibana. Você terá todo o apoio da nossa equipe para definir os passos para uma vida mais saudável, longa e feliz.

Faça o download dos arquivos em formato pdf:

logo caderneta mulher curitibana    Caderneta da Mulher Curitibana