Viva Mulher

Preventivo de Câncer

Em 1997, a Secretaria Municipal da Saúde de Curitiba implantou o Programa Viva Mulher, participando como uma das cinco capitais piloto, eleitas pelo Ministério da Saúde, com a implementação de ações de controle do câncer de colo uterino, visando reduzir as mortes por este tipo de câncer.

A efetiva captação de mulheres, a ampliação de recursos humanos capacitados para a coleta de citopatológico do colo uterino, a criação de uma unidade de atenção secundária para realização de cirurgia ambulatorial nos casos iniciais e a organização do fluxo de atenção, definindo um sistema integrado de atenção garantiram o sucesso do programa. A taxa de mortalidade por câncer de colo de útero que em 1998 foi de 12.9 óbitos por 100 mil mulheres decresceu significativamente, chegando em 2005 a 6.7, praticamente a metade da taxa de 1998. Os ótimos resultados alcançados no controle do câncer de colo de útero e por outro lado, a observação de que o câncer de mama vem se constituindo na primeira causa de óbito por câncer na população feminina de Curitiba, levaram o município a associar ao programa, partir de 2002, ações de detecção e tratamento precoce do câncer de mama.

A porta de entrada para o Programa são as Unidades de Básicas de Saúde que realizam, além das ações de promoção da saúde e prevenção, a captação das mulheres, a coleta do exame Papanicolaou, a orientação para a realização do auto-exame das mamas e a realização anual do exame clínico das mamas e outros meios diagnósticos. Nos casos que apresentam alteração há o encaminhamento para o nível secundário, onde será aprofundado o diagnóstico e na suspeita de malignidade é realizado o encaminhamento para avaliação e conduta em referência terciária.

Parte importante do programa é a vigilância das pacientes cujo resultado do exame requer acompanhamento e encaminhamento, sendo que as mesmas são monitoradas e, quando necessário, é feita a busca ativa pela Unidade de Saúde.

É importante ressaltar o envolvimento dos profissionais de saúde e a participação da comunidade que, unidos, vêm levando adiante esta bandeira em direção a um horizonte de melhor qualidade de vida para a mulher curitibana.


logo viva mulher   Faça o download do protocolo completo sobre o programa Viva Mulher em formato .pdf.