Ações Educativas

São ações que propiciam a melhoria da qualidade de vida da população, a redução dos problemas e de danos decorrentes das doenças não-transmissíveis (como hipertensão, diabetes, depressão etc.), atividades e ações estas que favoreçam a redução do consumo de medicamentos, que favoreçam a formação de redes de suporte social e que possibilitem a participação ativa do cidadão curitibano. A prática de uma atividade física regular e contínua possibilita escolhas nos modos de relacionar-se com o corpo e de movimentar-se, compreendidas como benéficas à saúde. As atividades desenvolvidas são de orientação para a realização de exercícios, de práticas lúdicas, esportivas e terapêuticas como: caminhada, ginástica, alongamento, ginástica para a terceira idade, escolinhas esportivas, dança ,Lian Gong, entre outras. Para a execução destas ações buscamos espaços alternativos na comunidade como salão de igreja, estacionamentos, parques e praças da cidade, ciclovias para caminhar, quadras ou ginásio de escolas e espaços saúde existente em algumas unidades de saúde. Com essas ações mais próxima da comunidade conseguimos atrair crianças, jovens, adultos e idosos a participarem destas ações.

Buscamos a inclusão de toda a comunidade, com os seguintes objetivos:

  • Desenvolver atividades de vários segmentos junto à comunidade;
  • Veicular informações que visam à prevenção, a minimização dos riscos e à proteção à vulnerabilidade, buscando a produção do autocuidado;
  • Incentivar a criação de espaços de inclusão social, com ações que ampliem o sentimento de pertinência social nas comunidades.
  • Contribuir para a ampliação e a valorização da utilização dos espaços públicos de convivência como proposta de inclusão social e combate à violência;
  • Promover eventos que estimulem ações que valorizem sua importância para a saúde da população.
  • Incentivar a prática de atividades regulares, buscando criar hábitos saudáveis, proporcionando a população a buscar um estilo de vida mais ativo -  mudança de estilo de vida.