Cárie Zero

Cárie ZeroO Programa Cárie Zero, desde o seu lançamento em 1997, busca somar os esforços entre os setores público e privado, associativo e educacional, procurando através desta integração intersetorial, potencializar ações e otimizar a atenção odontológica, priorizando o aumento da cobertura assistencial e as atividades de promoção à saúde bucal da população de Curitiba

Sua atuação está estruturada em três vertentes:

1. Cárie Zero - Amigo Especial

Este programa, criado em 1998, visa desenvolver ações de Promoção de Saúde e de Atenção Clínica em Saúde Bucal, com a finalidade de organizar o atendimento odontológico para pessoas portadoras de deficiências na rede municipal. A porta de entrada para o atendimento é obrigatoriamente a Unidade de Saúde mais próxima da residência do portador de deficiências.

Em casos de impossibilidade destes atendimentos nas Unidades (deficiências mentais severas, por exemplo), será realizado o encaminhamento com consulta agendada para a Unidade Especializada, US AMIGO ESPECIAL.

Desde agosto de 2002, a Secretaria da Saúde disponibilizou 8 equipamentos odontológicos móveis portáteis, um para cada Distrito Sanitário, com finalidade de proporcionar melhores condições ao atendimento domiciliar àquelas pessoas impedidas de locomoção (deambulação) até às Unidades de Saúde.

Também são realizadas atividades de Promoção de Saúde B . Bucal nas Instituições de Ensino Especial de Curitiba

2. Ônibus Cárie Zero

É um ônibus educativo, que atua no desenvolvimento de estratégias que visam motivar a população para uma mudança de atitude e para o auto-cuidado em saúde bucal. Contém em seu interior materiais didáticos (macromodelos de evolução da cárie dentária, evolução da doença periodontal, erupção dentária, e outros materiais audio-visuais), e também, uma boca gigante que serve como modelo para a orientação à escovação dentária e prevenção das doenças bucais mais freqüentes. Essas informações são repassadas por 2 THDs (Técnicas em Higiene Dental), através de palestras, teatros, exposição de fitas de vídeo e diversas brincadeiras que valorizam a saúde bucal.

O enfoque é preventivo, trabalhando numa linguagem própria, mas de fácil assimilação.

A sua utilização, com abrangência dentro do município de Curitiba, é feita gratuitamente , através de solicitação de agenda pelo telefone 350-9309.

 - Agendamento para Instituições de ensino (fundamental, médio, superior), creches, instituições asilares e outros: informar o número de participantes, faixa etária, finalidade do agendamento (feira de ciência, semana ou feira da saúde, complementação curricular, eventos comunitários e outros).

 - Agendamento para Unidades de Saúde da SMS, e outras instituições da Prefeitura de Curitiba: informar o número de participantes, faixa etária e finalidade do agendamento (creches, escolas, instituições asilares,empresas, eventos comunitários e outros).

3. Dentista Cárie Zero

Fazem parte deste programa dentistas da rede pública e privada, visando a integração através de atividades educativas voltadas para o controle de doenças bucais e manutenção da saúde bucal.

A inscrição para este programa é gratuita, oferecendo cursos, palestras, participações em eventos científicos, bem como a possibilidade de atividades educativas voluntárias no Ônibus Cárie Zero.