Comitê de Mortalidade Infantil

A investigação dos óbitos maternos e infantis, realizada pelo Comitê Pró -Vida de Prevenção da mortalidade materna e infantil de Curitiba é um instrumento epidemiológico fundamental utilizado na Secretaria Municipal da Saúde.

O Comitê Pró-vida é constituído por representantes de diversos setores sociais: Secretaria Municipal de Saúde, Secretaria Estadual de Saúde, Universidades, sociedades científicas, corporações profissionais, prestadores de serviços e organizações não-governamentais. Seu objetivo é considerar as mortes materna e infantil como eventos-sentinela da atenção à saúde materno-infantil no município, buscando identificar causas e fatores contribuintes para os óbitos; analisar a evitabilidade/redutibilidade das mortes; discutir e sugerir medidas de intervenção; conscientizar gestores, serviços, profissionais de saúde e comunidade sobre os efeitos das mortalidades materna e infantil, e aprimorar as estatísticas.

O Comitê está organizado em duas câmaras: a câmara materna e a câmara infantil. As câmaras infantis estão descentralizadas para os nove Distritos Sanitários. Nas câmaras técnicas distritais, cada caso é cuidadosamente estudado com a colaboração das equipes de saúde.

Suas reuniões têm sido ponto de partida para uma consciência crítica construtiva por parte de todo coletivo envolvido, direta ou indiretamente, na assistência à mulher no seu período gravídico-puerperal e na atenção à criança.

As atividades do Comitê têm caráter educativo, multiprofissional e inter-institucional, pautadas na difusão dos conhecimentos e experiências obtidas.  

Este estudo permite a elucidação do perfil dos óbitos no município, a construção e a adoção de novas estratégias para reduzir a mortalidade infantil.