Adolescente Saudável

adolescente 001Em Curitiba, o Programa Adolescente Saudável foi lançado no final de 2002, dirigido para adolescentes de ambos os sexos, entre 10 e 19 anos completos, de acordo com o referencial da Organização Mundial de Saúde, do Ministério da Saúde e Sociedade Brasileira de Pediatria. Realiza ações de promoção, prevenção e de assistência à saúde dos adolescentes curitibanos, em parceria com os outros programas da Secretaria Municipal da Saúde, de outras secretarias e com ONG’s. O Programa busca promover adolescentes protagonistas de sua própria história, promotores das melhorias e avanços sociais, com saúde, responsabilidade, mas também com alegria e prazer. 

adolescente 002

adolescente 003

O "Adolescente Saudável” conta com uma equipe capacitada para trabalhar a prevenção diretamente com a população jovem, usando um ônibus, com equipamento audiovisual, palco, jogos, materiais educativos, elevador para cadeirantes. Acontecem oficinas sobre: puberdade, sexualidade, gravidez e paternidade, nutrição, orientação vocacional, prevenção de depressão e suicídio, prevenção de DST/AIDS, prevenção de violência, prevenção de drogadição, gênero, anticoncepção na adolescência, relações familiares. As Unidades Municipais de Saúde também fazem grupos com adolescentes e realizam a consulta médica, do enfermeiro e odontológica, vacinas, coleta de preventivo, entrega de preservativos e materiais educativos, entre outras atividades. Há ainda, a orientação para familiares.

adolescente 004

adolescente 005


Para mais informações, faça o download dos arquivos em formato pdf:

adolescente 006

Protocolo de Atenção à Saúde do Adolescente – 2ª edição
Indicado para profissionais da Saúde . (para fazer o download, clique com o botão direito e selecione salvar destino como)
Consenso Curitibano sobre questões éticas, técnicas e legais, referente ao atendimento dos adolescentes nas unidades de saúde
sobre questões éticas, técnicas e legais, referente ao atendimento dos adolescentes nas unidades de saúde – para profissionais, adolescentes e familiares. (para fazer o download, clique com o botão direito e selecione salvar destino como)

adolescente 007


Guia “Eu Adolescente” com conteúdo, linguagem e visual para adolescentes. (para fazer o download, clique com o botão direito e selecione salvar destino como)

 

 

adolescente 008
Guia “Nossos Adolescentes” - direcionado para familiares, educadores e cuidadores. (para fazer o download, clique com o botão direito e selecione salvar destino como)

 

 

adolescente 009
Guia “Não Quebre a Cabeça” Traz uma conversa interessante e franca, para o adolescente, sobre a importância da prevenção ao uso/abuso de drogas. (para fazer o download, clique com o botão direito e selecione salvar destino como)

 

adolescente 010


Guia “Não Quebre a Cabeça” versão para a família, traz essa conversa para familiares e cuidadores sobre a importância da prevenção ao uso/abuso de drogas. (para fazer o download, clique com o botão direito e selecione salvar destino como)

 

saude


Folder Saúde do Adolescente (para fazer o download, clique com o botão direito e selecione salvar destino como)



adolescente 012


Folder Protagonismo Juvenil (para fazer o download, clique com o botão direito e selecione salvar destino como)

 

 

adolescente 013


Folder Saúde Nutricional (para fazer o download, clique com o botão direito e selecione salvar destino como)

 

 

adolescente 014


Folder violência X Cultura da Paz ( para fazer o download, clique com o botão direito e selecione salvar destino como)

 

 

adolescente 009
Folder Não Quebre a Cabeça ( para fazer o download, clique com o botão direito e selecione salvar destino como)

 

 

adolescente 011
Folder Adolescência sem filhos é muito melhor ( para fazer o download, clique com o botão direito e selecione salvar destino como)

 

 


Livro Saúde e Prevenção nas Escolas - A Experiência de Curitiba: (23 Mb - para fazer o download, clique com o botão direito e selecione salvar destino como)

adolescente 015

Capa
Introdução
Capítulo 1
Capítulo 2
Capítulo 3
Capítulo 4
Capítulo 5
Capítulo 6
Capítulo 7
Capítulo 8
Capítulo 9
Conclusão