Áreas Públicas Saudáveis

vida saudavel 001Curitiba, é uma capital privilegiada na quantidade de áreas verdes disponíveis à população em diversos pontos da cidade, inclusive nas áreas centrais.

São 55,09 m2 de área verde por habitante, que estão distribuídas em parques, bosques, ciclovias, praças e jardinetes.

Apesar destes espaços privilegiados, o cidadão curitibano não utiliza de forma otimizadas estes espaços. Existe a necessidade de uma intervenção de políticas públicas nas áreas de saúde, esporte e cultura para o aproveitamento destas áreas.

O Projeto-Âncora Vida Saudável, tem como proposta a ocupação destes espaços públicos para levar ações de promoção de saúde à população de forma ativa, buscando uma interação permanente com a população, construindo com estilo de vida saudável, compreendido como atitudes positivas em relação à saúde individual e coletiva.

A atual administração desenvolve este projeto estratégico, realizado de maneira matriciada envolvendo diversas Secretarias da Área Social. A gestão do projeto está sob a responsabilidade da Secretaria Municipal da Saúde que, juntamente com a Secretaria de Esporte e Lazer, Secretaria do Abastecimento, Secretaria da Educação, Fundação de Ação Social e Fundação Cultural de Curitiba, buscam otimizar os recursos e potencializar os resultados.