Produtos e Resultados

Vida Saudável

Da implantação do projeto-âncora Vida Saudável em 2001 até hoje, pode-se verificar que a população passou a identificar e reconhecer os ícones criados para o projeto, através da procura espontânea nas "Barracas do Vida Saudável" com crescente participação / adesão as atividades desenvolvidas.

 

Série Histórica da distribuição dos eventos realizados pelo Projeto-âncora Vida Saudável com respectivos números de testes de saúde realizados e número de participantes nos anos de 2001 a 2003.

Ano / EventosNúmero de Eventos RealizadosNúmero de Testes de Saúde Realizados (*)Número de Participantes
2001 51 29.300 152.759
2002 106 36.789 165.860
2003 128 38.423 173.518
Total 285 104.512 492.137

(*) testes de saúde considerados - verificação de pressão arterial, teste de glicemia e dosagem de colesterol.

A solicitação cada vez mais crescente por folderes e materiais educativos desenvolvidos pelo projeto, o interesse da mídia em divulgar as atividades realizadas e o quantitativo de solicitações para realização de eventos em comunidades e instituições demonstram a necessidade e a busca das pessoas por informações e reforça nossa missão de dar suporte a sociedade na adoção de hábitos saudáveis de vida.

A responsabilidade de todos os setores pelo desenvolvimento de políticas públicas saudáveis e a intersetorialidade é demonstrada pelo crescente número de ações realizadas em parcerias no conjunto da prefeitura, com destaque para as atividades comemorativas aos 310 anos de Curitiba.

Série Histórica da distribuição dos eventos realizados pelo Projeto-âncora Vida Saudável por tipo de atividade nos anos de 2001 e 2003.

Ano / AtividadeVida Saudável na ComunidadeAmbientes Saudáveis (*)Datas ComemorativasCongressos / Eventos CientíficosParcerias em Eventos da PMC
2001 23 11 10 0 07
2002 59 09 22 11 05
2003 45 22 25 13 23
Total 127 42 57 24 35

(*) eventos realizados em empresas, universidades e escolas.

A realização de todas as atividades do projeto contou com a parceria de outras instituições, sejam elas associações comunitárias, Ong's, associações de classe, empresas, universidades, entre outras, o que proporcionou conhecimentos, capacidade de mobilização, organização e custos dos eventos.

O Projeto "Ambientes Saudáveis" estruturou-se a partir da criação de uma instância mediadora e facilitadora, com representantes de cada setor envolvido, para desenvolvimento e acompanhamento do projeto, favorecendo a inter-relação entre as instituições participantes. Realizou-se eventos de alinhamento conceitual - "1° Fórum de Promoção de Saúde e Ambientes Saudáveis", com convidados palestrantes da Organização Mundial da Saúde (OMS), Ministério da Saúde (MS) e SESI Nacional, 3 (três) "Ciclos de Conferências em Ambientes Saudáveis" para promover trocas de experiências e um evento de apresentação dos produtos desenvolvidos pelas instituições participantes intitulado " 1° Mostra Curitibana de Experiências em Promoção de Saúde e Ambientes Saudáveis.

Comentários

Convites para ministrar palestras, conferências e oficinas sobre a experiência de Curitiba com este projeto por entidades de reconhecimento público, como Universidade de Campinas (UNICAMP), REDE UNIDA, Ministério da Saúde (MS), Prefeitura de Londrina, Escola Nacional de Saúde Pública (ENSP/Fiocruz-RJ), ABRASCO, Prefeitura do Rio de Janeiro, Ministério Público do Trabalho, EXPOEP (Experiências Bem Sucedidas em Epidemiologia - Salvador - BA) e a premiação de trabalho inscrito na 2ª Conferência Latino-Americana sobre Educação e Promoção de Saúde (SP) fortalece o indicativo de sucesso deste projeto.

A indicação da cidade de Curitiba para sediar o 2° Fórum de Municípios Saudáveis em 2204 demonstra o reconhecimento nacional que a cidade tem desenvolvido políticas saudáveis na busca de seu objetivo de promover qualidade de vida para o cidadão curitibano.