Programa Municipal de Controle da Dengue

O Programa Municipal de Controle da Dengue desenvolve diversas ações de monitoramento e controle do mosquito transmissor, o Aedes aegypti.

As atividades realizadas envolvem pesquisa entomológica em imóveis, visitas domiciliares, eliminação mecânica dos criadouros, controle químico do A. aegypti, uso de armadilhas, inspeções periódicas em pontos estratégicos para a dengue, vigilância dos casos suspeitos da doença, atividades de educação e comunicação, com vistas à prevenção e controle da dengue pela população, além do atendimento às solicitações realizadas pelos cidadãos.

Visando a articulação dos órgãos governamentais e das entidades civis, com vistas à atuação multisetorial, foi instituído no ano de 2002, o Comitê Municipal de Mobilização Contra a Dengue. Este comitê se reúne periodicamente com o objetivo de implementar ações de educação em saúde e mobilização social, em especial ao dia Nacional de Mobilização Contra a Dengue que acontece em novembro.

Chikungunya - Saiba mais

Dengue - saiba como previnir.

Dúvidas ou solicitações, ligue 156.

Portaria SMS nº 95 /2009 – Dispõe sobre a Norma Técnica de Prevenção à Proliferação do mosquito Aedes aegypti - agente transmissor da Dengue e Febre Amarela, no município de Curitiba - PR.